Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

tempo perdido

Riva confirma que votação de Zoneamento deverá ser atrasada

O presidente da Assembléia Legislativa, José Riva (PP), admitiu nesta sexta-feira que o projeto de Zoneamento Sócio Econômico Ecológico (ZSEE) precisa continuar sendo debatido e avaliado, podendo então ser votado pelos deputados somente em agosto. A declaração foi feita durante a 15º audiência pública, em Cuiabá, sobre zoneamento ecológico e que seria a última antes da votação.


Isso porque, a previsão era para que a proposta fosse apreciada até 17 de julho, mas há instabilidade de diversos segmentos como também de produtores rurais, criadores, prefeitos. “Queremos estabelecer um consenso e por isso precisamos postergar para que possamos definir a situação com o setor produtivo”, afirmou ressaltando que pretende abranger a coletividade.

O zoneamento é polêmica em diversas regiões do Estado, sendo que alguns pontos causam preocupação aos produtores da região Norte, devido às áreas denominadas “protegidas”, que estão com produção consolidadas há mais de 20 anos. Por outro lado, o presidente da Comissão Especial do ZSEE, deputado Dilceu Dal´Bosco (DEM), enfatiza que em todas as 15 audiências realizadas para discutir o assunto, mais de 40 mil pessoas marcaram presença para acompanhar o desenvolvimento do projeto.

Ele pretende organizar a atividade produtiva em Mato Grosso e definir as áreas que necessitam de investimentos. O deputado pontua que, mesmo em algumas terras propostas para Unidade de Conservação, existem diretrizes que determinam o uso sustentável, definindo inclusive linhas de crédito.

Diversas autoridades acompanharam a audiência como também representantes e moradores de alguns municípios. O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), disse que é necessário ter bom senso para a provação do ZSEE. “Antes de lançarmos belíssimos projetos temos que ter mais cuidado. A implantação deve ser feita respeitando a atual situação de cada comunidade e ainda, realizada a implantação gradual”, sugeriu o chefe do executivo municipal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet