Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Política MT

FORÇAS OCULTAS

Renivaldo mantém expectativa de colocar CPI da CAB para funcionar logo, mas admite resistência

Foto: Walter Machado / Câmara de Cuiabá

Renivaldo Nascimento confia que a CPI da CAB estará em funcionamento nos próximos dias

Renivaldo Nascimento confia que a CPI da CAB estará em funcionamento nos próximos dias

O que era para ser uma simples formalidade para cumprir o Regimento Interno da Câmara de Cuiabá, se tornou uma ‘via crucis’ para o vereador Renivaldo Nascimento (PDT). A instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Contrato da CAB, requerida por Renivaldo, embora tenha recebido 14 assinaturas, vem sendo protelada há semanas pela Mesa Diretora.


“Tenho confiança de que vamos definir os membros e instalá-las nos próximos dias”, observa o parlamentar pedetista. Ele entende que a CPI tem condições de apurar a execução do contrato de concessão do serviço de saneamento da Capital pela CAB e dar respostas ágeis à sociedade.

Por tradição no Palácio Pascoal Moreira Cabral, o presidente da CPI em geral é vereador que propôs a Comissão Parlamentar. “Espero que num prazo máximo de uma semana a Mesa Diretora já tenha definido os membros para que possamos começar logo os trabalhos. Posso garantir que esta CPI vai ser a mais transparente possível”, assegura ele.


O vereador do PDT assegura que existem centenas de reclamações reclamações quanto aos serviços prestados pela concessionária. “E foi isso principalmente que o motivou a apresentação do requerimento solicitando a instauração de uma CPI”, emenda.

Desde que a CAB assumiu o serviço em Cuiabá, teria havido “aumento em quase 400% nas reclamações com relação à falta de água”.

“Além da falta de água em diversos pontos da cidade que não costumava sofrer com este problema, houve reajustes abusivos em diversas taxas e, de quebra, ainda tentaram aumentar a tarifa, o que foi rechaçado pelo prefeito Mauro Mendes”, pontua o vereador do PDT.

Renivaldo Nascimento entende que a concessionária está se tornando uma vergonha nacional no que diz respeito à forma negligente e irresponsável com que desempenha suas funções. “Somente depois que a CAB assumiu os serviços de água e esgoto em Cuiabá é que as reclamações dos munícipes triplicaram no Procon”, completa Nascimento.

Terceira tentativa

É a terceira tentativa da Câmara de Cuiabá em instalar uma CPI da CAB. As outras duas, uma requerida pelo vereador Chico 2000 (PR) e outra pelo vereador Domingos Sávio (PMDB), foram sepultadas pela Mesa Diretora.



Como remendo, foi criada a Comissão Permanente de Acompanhamento da Execução do Contrato da CAB, tendo o vereador Toninho de Souza (PSD) como presidente e o vereador Domingos Sávio (PMDB), como relator. Também é membro da Comissão o vereador Oséas Machado (PSC).

Para o vereador Toninho de Souza (PSD), a abertura de uma CPI teria que ser
Renivaldo Nascimento confia que sua CPI para investigar a concessionária dos serviços de água e esgoto da Capital não será ‘enterrada’.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet