Olhar Direto

Domingo, 07 de julho de 2024

Notícias | Política MT

psd e a cpi da trimec

Riva diz que posição do PSD no governo não importa e adverte que "se tivermos indícios, vamos investigar sim"

Foto: Maurício Barbant / AL-MT

Riva diz que posição do PSD no governo não importa e adverte que
O deputado estadual José Riva (PSD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (12) para reforçar que não importa a postura do PSD com relação ao governo, mas caso haja indícios de pagamentos irregulares feitos à empreita Trimec, a bancada irá assinar a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar esses indícios.


“Quando eu recebo uma denúncia, ela pode ser anônima, eu não preciso CPI para apurar. A bancada do PSD não tem no seu histórico, nenhuma negociata. Ao contrário, se nós tivermos indícios, esquece sermos bancada do governo, nós vamos investigar sim. Mas sem indícios não vamos sair por ai expondo ninguém”, disse.

Sem assinaturas de deputados do PSD, CPI das Empreiteiras não sai do lugar; governo avisa que não aceita palanque eleitoral
Oposição coleta assinaturas para criar CPI da Trimec na Assembleia e espera atingir Silval Barbosa


Riva justificou que após receber as denúncias anônimas na semana passada sobre possíveis irregularidades nas contratações de empreiteiras no Estado, solicitou informações do Governo do Estado e aguarda as respostas.

“Na documentação que recebi, haviam documentos inclusive com cópias de lançamentos do Fiplan que parecem ser verdadeiras, mas não dá pra afirmar nada e sair expondo pessoas com base em denúncias anônimas”, finalizou.
A iniciativa surgiu após vários deputados terem recebido um envelope pardo com cópias de um suposto esquema de favorecimento à empresa Trimec, para vencer licitações milionárias, tanto no governo de Mato Grosso quanto na Prefeitura de Cuiabá.

Nas denúncias anônimas, Wanderley Torres e Valdinei Souza são acusados de serem sócios do Silval Barbosa e do prefeito Mauro Mendes. Somente Valdinei de Souza aparece oficialmente como sócio do prefeito da Capital, em negócios de exploração mineral.

A reportagem do Olhar Direto apurou que o empresário Antônio Barbosa, o ‘Toninho Barbosa’, irmão de Silval, também seria sócio de Valdiney e Wanderley, na Mineração Casa de Pedra e da Fazenda Juricaba, em Várzea Grande. Antes de ser prefeito de Matupá, deputado e governador, Silval era garimpeiro e, depois, dono de companhia mineradora.

Líder do PSD concorda


O líder do PSD na Assembleia Legislativa, Walter Rabello, concorda com o deputado José Riva quanto a importância de investigar o governo se realmente houver indícios de fraude. Ele afirmou que está na espera da resposta dos requerimentos documentais feitos por Riva para avaliar se a denúncia possui fundamento para então convocar uma reunião da bancada e decidir um voto em bloco.

“Estamos esperando a respostas do requerimento feito pelo deputado Riva. Se a resposta sanar as dúvidas, se cobrir a denúncia, não precisamos de CPI. Mas se a resposta não for suficiente, então vamos deliberar por assinar o pedido de CPI”, falou o parlamentar. Rabello tem sido crítico as posições adotadas pelo governo, sendo contrário a postura adotada por Silval na judicialização da greve dos professores, na troca do fardamento da Polícia Militar e em várias outras questões pontuais. (Colaborou Jardel P. Arruda)




Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet