Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

aposentou

“Meu projeto daqui para frente é o projeto da vida, é sobreviver, é ficar vivo”, despede-se Homero Pereira da vida pública

Foto: Laura Petraglia - Olhar Direto

“Meu projeto daqui para frente é o projeto da vida, é sobreviver, é ficar vivo”, despede-se Homero Pereira da vida pública
“Meu projeto daqui para frente é o projeto da vida, é sobreviver, é ficar vivo”. Foi com essas palavras que o deputado federal Homero Pereira (PSD), referência nacional pela defesa do agronegócio na Câmara Federal, anunciou nesta quinta-feira (26) sua aposentaria e que deixa, em definitivo, a vida pública para se dedicar exclusivamente ao tratamento de um Adenocarcinoma (tumor maligno) originado no estômago.


“Eu estou me retirando da vida pública para viver. A lição que fica pra mim de tudo isso é a percepção do quanto somos limitados enquanto seres humanos. Somos um nada, um grão de areia diante da grandeza do universo e é bom refletirmos sobre isso. Nós políticos temos mania de acharmos que somos superpoderosos, mas a verdade é que de nada adiantam grandes projetos se não tivermos saúde. Sem saúde não somos nada”, declarou o parlamentar já aposentado, que neste momento continha o choro, mas sem esconder a emoção que tomava conta de si.

Câmara oficializa aposentadoria de Homero com vencimento integral; Ságuas tem 30 dias para assumir

Acompanhado do deputado José Riva (PSD), secretário geral do PSD, Homero explicou que já havia tomado a decisão de se aposentar há 21 dias, quando esteve em São Paulo e obteve uma avaliação nada positiva dos médicos sobre a resposta do seu tratamento contra o câncer.

“Mesmo com 15 sessões de quimioterapia meu organismo não estava respondendo como deveria, com um tratamento super agressivo. Diante disso colhemos amostras do meu DNA e mandamos para os Estados Unidos onde talvez consigam desenvolver um medicamento mais eficaz e menos agressivo. Estou esperançoso e sei que preciso concentrar minhas energias no meu tratamento agora”, disse.

Homero explica que sua consciência de não prejudicar o andamento dos trabalhos da bancada de Mato Grosso, que já é pequena, também pesou em sua decisão. “Consciente da minha limitação, já havia conversado com o meu suplente, o Ságuas Moraes (PT), mas ele me disse que só assumiria se fosse de maneira definitiva. Estava de licença para tratamento médico e não podia prejudicar Mato Grosso”, explicou.

Esta semana ele passou a presidência da Frente Parlamentar da Agricultura para o vice. Homero estava afastado desde fevereiro deste ano para tratar do câncer no estômago. A aposentadoria do deputado foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (20.9).

Questionado sobre quem poderia continuar o trabalho em defesa do agronegócio, Homero apontou o deputado José Domingos (PSD), que é agrônomo, cumpriu três mandatos como prefeito do município de Sorriso (maior produtor de soja do país) e já tem liderança suficiente para esta missão.

Homero começou sua vida pública em 1990 como secretário de Agricultura do então governador Jayme Campos. Depois disso foi deputado estadual e federal por dois mandatos, sempre em defesa dos interesses da agricultura. Homero também destaca-se por ter presidido a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), transformando-a em uma importante e influente organização. Ele avalia que o grande legado que deixa como homem público foi a aprovação do Novo Código Florestal Brasileiro.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet