Olhar Direto

Domingo, 07 de julho de 2024

Notícias | Agronegócios

HOMEM DE FIBRA

Autoridades destacam importância de Homero para agronegócio e seu perfil guerreiro

21 Out 2013 - 12:36

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco e Priscilla Silva

Foto: Olhar Direto/Priscilla Silva

Autoridades destacam importância de Homero para agronegócio e seu perfil guerreiro
A paixão com que defendia suas causas fazia o ex-deputado federal Homero Pereira (PSD) transmitir para aqueles que o conheciam e as pessoas em geral uma coerência ímpar na vida pública. Essa é avaliação média de amigos e dirigentes que acompanharam o seu velório, na manhã desta segunda-feira (21/10), no salão nobre da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato).


Leia mais: Bancada de MT destaca perfil ambientalista de Homero e compara-o a Jonas para o agronegócio
Morte de Homero Pereira deixa lacuna impreenchível no setor produtivo e Mato Grosso

Para o prefeito Mauro Mendes (PSB), de Cuiabá, Homero foi uma grande líder sindical, um exemplo de pessoa que sempre trabalhou em defesa de interesses coletivos e líder inigualável do agronegócio. “Certamente, como político, esse é um dos grandes legados que ele deixa para as próximas gerações: colocar o interesse coletivo acima do individual”, avalia Mendes.

Apontado pelo próprio Homero como seu “sucessor na bancada ruralista”, o deputado estadual José Domingos Fraga Filho (PSD) preferiu falar das qualidades do amigo. “Trata-se de uma perda irreparável. Ele era um homem que defendia a agropecuária de Mato grosso e do Brasil com unhas e dentes, por saber que o mundo necessita de proteína animal e vegetal”, observa Zé domingos, que não quis assumir a condição de pré-candidato a deputado federal. “Trabalho por minha reeleição [a deputado estadual], mas tudo pode acontecer”, emenda ele.

O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires de Miranda, a quem coube abrir mão da candidatura a deputado federal em 2006 para apoiar Homero, lembra do esforço do amigo para transformar a Famato em uma instituição de envergadura, como é hoje. “Quando abri mão, reconheci que Homero tinha melhores condições do que eu, para bem representar o segmento. E devemos reconhecer que foi um excelente parlamentar”, observa Jorge Pires de Miranda.

O vice-prefeito de Várzea Grande, Wilton Coelho (PR), lembra que Homero é dos poucos que atendia ao celular e dá retorno aos pleitos dos municípios. “Poucos sabem, mas ele tinha no sangue a veia municipalista”, aponta Wiltinho Coelho.

O vereador Deucimar Silva, ex-presidente da Câmara de Cuiabá, Homero era um exemplo na defesa dos seus idéais, especialmente defesa do agronegócio. “Mato Grosso perde um grande líder. Deus o abençoe”, desejou Deucimar.

Coordenador de campanha de Homero, o presidente do Centro de Processamento de Dados do Estado (Cepromat), Wilson Teixeira Dentinho, lembra da bondade demonstrada em diferentes situações. “Tinha um coração maior do que razão. Sempre sacrificava a família para ajudar ao próximo”, resume Dentinho Teixeira.

O prefeito Neurilan Fraga (PSD), de Nortelândia, lembra que entrou na vida pública a convite de Homero. “Depois de Jonas [Pinheiro], sem dúvida está em Homero o maior defensor da agricultura brasileira. E ele defendia também a agricultura familiar”, pontua Neurilan.

Centenas de pessoas, inclusive amigos de outros estados, vieram a Cuiabá dar o último adeus para Homero Pereira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet