Olhar Direto

Terça-feira, 02 de julho de 2024

Notícias | Política MT

MODELO PRÓPRIO

Estilo prático e cordial enfatiza diferença de Jorge Lafetá e seu antecessor Mauri na Secretaria de Saúde

Foto: Anderson Acendino / SES-MT

Jorge Lafetá conversa com servidores do Cridac: novo secretário imprime seu próprio estilo e ritmo de trabalho

Jorge Lafetá conversa com servidores do Cridac: novo secretário imprime seu próprio estilo e ritmo de trabalho

Ao contrário do antecessor, visto como pouco amistoso e de raras palavras, o novo secretário de Estado de Saúde, médico Jorge Lafetá, se mostra simpático e falante. Pelo menos essa é a impressão de diversos servidores que desfrutaram do convívio de Lafetá, em sua primeira semana à frente da SES.


Com a árdua missão de fazer funcionar o setor que é apontado como ‘patinho feito’ do governo Silval Barbosa, o novo titular da SES já vinha atuando na pasta há anos e, desta forma, conhece as nuances de cada problema. O governador Silval Barbosa (PMDB) tem confiança de que ele possui a ‘receita’ para fazer o Sistema Único de Saúde (SUS) funcionar. “Principalmente serviços de inclusão social à pessoa com deficiência”, argumenta.

O ápice da semana aconteceu nesta sexta-feira (08), quando o novo secretário transferiu o seu gabinete para o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), um dos segmentos mais problemáticos da pasta. E ele aproveitou para conhecer de perto todos os serviços de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.
Houve inclusive um momento de comoção, segundo material da assessoria da SES, quando ele conversou com a dona de casa Antônia Nadir Fath, 66 anos, usuária do sistema. “A dona de casa dividiu com o secretário a satisfação por voltar a ouvir, após mais de quatro anos sem audição”, revela o texto.

Embora seja cardiologista, Jorge Lafetá é concursado para atender pelo SUS em Cuiabá e Várzea Grande, e é considerado profundo conhecedor dos ‘gargalos’ do sistema. “Foi muito importante estar com os servidores do Cridac e o mais gratificante foi conhecer dona Antônio que veio de Querência, a 945 km de distância da Capital, para fazer o seu primeiro teste de audição que deu certo e ela voltou a ouvir”, destacou ele.

Em todas as unidades, Lafetá tem verificado ‘in loco’ as necessidades de infraestrutura do prédio e os locais das instalações dos serviços. Os trabalhos de manutenção e anunciou obras que serão realizados na sede central, ainda este ano.

d

Para o Cridac, há expectativa de tratamento preferencial. “Na nova sede vamos ter a capacidade de aumentar a oferta de serviços em várias áreas como na de reabilitação visual, cardiorrespiratório, bexiga neurogênica, fibrose cística e estamos estudando readequações de serviços afim de dar aos servidores e usuários melhores condições nos locais de atendimento”, completa Jorge Lafetá. Está assegurada a retomada das obras da nova sede do Cridac no antigo Hospital São Thomé, no bairro Consil.

Atualmente o Cridac atende cerca de mil usuários por dia que resulta em 2.500 procedimentos. São ofertados servidços de média e alta complexidade área de Fisioterapia, Fonoaldiologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Enfermagem, Acumputura, Psicopedagogia, Nutrição, Psicologia, Laboratório de Voz, Brinquedoteca, Arteterapia, Atendimento em Grupo, Grupo de atenção a saúde da mama.

E, também, serviços de média e alta complexidade, como prótese e órtese, prótese mamária, impedanciometria, audiometria, prótese auditiva, bera, Eletrocardiograma, Eletroneuromiografia, Eletroencefalograma, Adequação Postural em cadeiras de rodas, Tecnologia Assistida, além das especialidades médicas: Ortopedia, Fisiatria, Otorrinolaringologia, Neurologia, Neuropediatria, Urologia, Cardiologia, Pediatria, Clinica Geral e Anestesista.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet