Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política MT

POR UM TRIZ

Desentendimento entre Júlio Pinheiro e secretário por pouco não provoca nova crise na Câmara

Foto: Walter Machado / Câmara de Cuiabá

Júlio Pinheiro com João Emanuel, no plenário da Câmara de Cuiabá: mal entendido gerou ambiente pesado.

Júlio Pinheiro com João Emanuel, no plenário da Câmara de Cuiabá: mal entendido gerou ambiente pesado.

A principal prova de que a propalada paz que reina na Câmara de Cuiabá está alicerçada sobre ‘gelatina’ e ainda não possui bases sólidas foi o mal entendido provocado por uma suposta declaração do secretário de Comunicação, blogueiro Rodrigo Rodrigues, sobre a crise financeira da instituição. O líder do PTB no Poder Legislativo, vereador Júlio Pinheiro, último presidente antes do atual, vereador João Emanuel Moreira Lima (PSD), sentiu-se ofendido e ocupou a tribuna para cobrar a exoneração de secretário de Comunicação da Câmara Municipal.


Explicação da Câmara de Cuiabá para demissões soa ‘pouco clara’ para quem conhece contabilidade trabalhista

Justamente Júlio Pinheiro, um dos principais defensores da nomeação de Rodrigo Rodrigues, na semana passada, por indicação da bancada governista, no Palácio Pascoal Moreira Cabral.

O motivo da suposta crise seria uma declaração do secretário de Comunicação cobrando a divisão de responsabilidade da atual gestão com a anterior, nas dificuldades financeiras enfrentadas hoje. E foi aí Júlio Pinheiro se sentiu atingido, cobrando que a atual gestão administre “sem olhar no retrovisor”.

Júlio citou que recebeu a Câmara com sérios problemas administrativos e financeiros, em 2011. “A gente faz gestão olhando para frente. O passado a gente tira como lição para não errar lá na frente”, afiançou ele, na tribuna da Câmara.

Mesmo tendo sito duramente criticado no período em que comandou o Legislativo, Pinheiro exaltou sua gestão, destacando que suas contas foram aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). E, ainda, citou que o Orçamento da Câmara feito em 2012, para execução em 2013, previa o aumento de seis vereadores para a atual gestão.

Na prática, sem citar nomes, ao seu estilo, Júlio Pinheiro vez um verdadeiro desabafo contra o ex-presidente da Câmara, ex-vereador Deucimar Silva (PP), e contra João Emanuel Moreira. Chegou a cobrar uma atitude de João Emanuel em comum acordo entre os demais parlamentares, pela demissão de Rodrigo Rodrigues da Secom do Legislativo, deixando-a sem titular.

Para ele, as declarações do secretário de Comunicação não condizem com o comportamento que ele deve ter perante a sociedade, já que ele não representa apenas a Mesa Diretora. “Essa pessoa tem que defender a Casa em si e também o colegiado”, justifica Pinheiro.

Solidário ao líder de sua bancada, o vereador Dilemário Alencar (PTB) também cobrou a exoneração de Rodrigo Rodrigues. “Já que não estava prevista a nomeação de secretário de Comunicação, então, que fique sem. Além do mais, a nomeação do Rodrigo Rodrigues não representa a vontade dos 17 vereadores da base aliada”, destacou Dilemário.

Sem crise
Demonstrando comedimento, João Emanuel tratou de por panos quentes. Ele disse que conversou com o secretário de Comunicação sobre a reportagem veiculada e que tudo não passou de um mal entendido. “"Ele me falou que não disse isso, mas já foi publicado. Isso é um caso isolado e peço escusas ao senhor”, completou Emanuel.

Rodrigo Rodrigues assegurou para a reportagem do Olhar Direto que, em nenhum momento, criticou ou fez ilações contra a administração Júlio Pinheiro na Câmara de Cuiabá. “Disse que a crise financeira é responsabilidade de todos. E falei da dificuldade por conta do aumento no úmero de vereadores [de 19 para 25], sem citar ninguém, nominalmente”, argumenta Rodrigo. Ele disse conversou com Júlio Pinheiro e o fato está superado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet