Olhar Direto

Domingo, 23 de junho de 2024

Notícias | Política MT

REFLEXÃO COM A FAMÍLIA

Julier tira férias para decidir se deixa toga, em decisão que considera a “mais difícil de toda a vida”

Foto: Ronaldo Pacheco / Olhar Direto

Julier Sebastião da Silva ministra palestra para estudantes do ensino médio, no Centro de Eventos de Várzea Grande:  defesa da cidadania

Julier Sebastião da Silva ministra palestra para estudantes do ensino médio, no Centro de Eventos de Várzea Grande: defesa da cidadania

Recebido aos gritos de “governador!, governador!” por aproximadamente 150 alunos do ensino médio da Escola Adalgisa de Barros, no Centro de Eventos de Várzea Grande, o juiz federal Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara Federal de Mato Grosso, disse com exclusividade para a reportagem do Olhar Direto que somente após voltar de férias, em fevereiro, tomará a decisão que considera “a mais difícil de toda a minha vida”. Ele irá bater o martelo sobre ingressar na vida pública para a disputa do governo de Mato Grosso ou Senado da República, ou permanecer na magistratura, onde possui estabilidade em uma carreira vitalícia.


Por ‘liberdade de ação’, Julier sai em fevereiro e está mais próximo do PCdoB; PMDB ainda o aguarda
Ministro confia que Julier vai se filiar ao PCdoB para ser candidato a governador e atrair PT e PMDB

Convidado por PT, PMDB e PCdoB para disputar o governo de Mato Grosso ou o Senado, Julier assegura que no momento só pensa em ‘zerar’ os trabalhos na 1ª Vara do Fórum Ministro J. J. Moreira Rabello, onde é titular, para sair de férias tranquilamente, com a família. “Só na volta vou saber [sobre candidatura] e todos saberão”, pontuou.

Julier Sebastião lembrou que a Lei da Ficha Limpa torna obrigatório o ingresso na vida pública de pessoas “com perfil jurídico mais adequado”. E, em sendo Ficha Limpa, eleitor e querendo, está habilitado a entrar na disputa.



Diante de uma platéia ávida por novidades, Julier Sebastião sugeriu que os estudantes pautem suas vidas no exercício da cidadania, a partir da cobrança dos direitos humanos. “É nisso em que estão inclusos direitos essenciais, com saúde e educação de qualidade”, argumenta ele.

Educação

A ampliação de políticas afirmativas, principalmente para ingresso de alunos da rede pública na universidade, segundo Julier, está no rol das principais cobranças por direitos humanos. Ele lembrou que, em 2000, foi o primeiro magistrado a assegurar vaga em universidade pública, em julgamento de processo, para estudante oriundo da rede pública. E cita o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“No meu tempo, a única possibilidade era a Universidade Federal de Mato Grosso. Hoje, com o Enem, os senhores podem conquistar uma vaga em faculdades públicas em Rondônia, no Acre ou Maranhão”, avalia o magistrado da 1ª Vara Federal de Mato Grosso.

“Mas é os senhores devem ter plena consciência que, independente da escola [pública ou privada], é indispensável o esforço individual de cada um. Senão, não teríamos historias de sucesso”, resumiu Julier, sob aplausos dos estudantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet