Olhar Direto

Terça-feira, 02 de julho de 2024

Notícias | Política MT

FIM DA AGONIA

Castrillon deixa comando do Detran e reclama que arrecadação vai para a Conta Única do Estado

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Giancarlo Lara Castrillon:  “Quero agradecer ainda ao governador Silval Barbosa pela confiança depositada em mim”.

Giancarlo Lara Castrillon: “Quero agradecer ainda ao governador Silval Barbosa pela confiança depositada em mim”.

Menos de uma semana após passar por busca e apreensão da Polícia Federal em seu apartamento e gabinete, na operação Ararath, o advogado Giancarlo Lara Castrillon saiu da presidência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). Ele assegura que não tem nada a temer e se colocou a favor da auditoria ampla e irrestrita. “Afirmo que sou favorável à realização da auditoria proposta pelo Governo do Estado para que não restem dúvidas em relação à nossa gestão”, afirma Castrillon, em nota à imprensa, enviada no início da tarde desta quinta-feira (28/11).


Greve no Detran 'esconde' diálogos de provável queda de Castrillon e alçada de Mauri no órgão
Silval ainda não decidiu sobre comando do Detran, mas deixa implícito que saída de Castrillon é iminente

O presidente demissionário fez uma crítica velada ao fato de o Detran ser um dos órgãos que mais gera receita em Mato Grosso, porém, não administrar o montante arrecadado. “Isso é fato, uma vez que o mesmo vai para a Conta Única, ficando a cargo do Governo do Estado definir os repasses devidos aos órgãos da Administração Estadual”, lamenta Castrillon. Estando na Conta Única (Fonte 100), apenas a Secretaria de Estado de Fazenda tem poder para maniputar os recursos.

A reportagem do Olhar Direto apurou que o Detran arrecada quase R$ 400 milhões por ano, mas recebe de volta – para sua gestão – menos de 10% desse montam. Neste ano, o Detran chegou a ficar sem material de consumo essencial, como papel higiênico e cartuchos de impressoras.


“Desejo agradecer a Deus, à minha família, meus amigos e a toda minha equipe de trabalho que sempre me apoiou enquanto estive à frente do Detran”, continua Giancarlo Lara, em sua nota à imprensa. “Quero agradecer ainda ao governador Silval Barbosa pela confiança depositada em mim”, emenda ele.

Em um único momento, ele cita a Operação Ararath e “ressalto que estou à disposição da Justiça para quaisquer esclarecimentos”. Todavia, em nenhum momento, na nota, Lara Castrillon cita o fato de a Polícia Federal ter apreendido dinheiro no seu apartamento, na última segunda-feira (25/11).

“Em sendo assim, entro e saio deste cargo com o espírito público em primeiro lugar e com a certeza de que, mesmo diante das dificuldades administrativas inerentes ao Detran-MT, que foram agravadas devido à escassez de recursos repassados à autarquia, nenhum cidadão mato-grossense ficou sem atendimento”, justifica o presidente demissionário.

“Por fim, agradeço ainda aos proprietários de autoescolas, aos despachantes, aos instrutores, aos psicólogos e médicos credenciados junto ao órgão, aos coordenadores, diretores e em especial a todos os funcionários da limpeza. Quero citar ainda a Agenciauto, parceiros importantes durante a minha gestão”, completa Gean Castrillon.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet