Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Cidades

CALENDÁRIO ESCOLAR

Com greve, ano letivo de escolas estaduais terá duas datas em 2014

Com greve, ano letivo de escolas estaduais terá duas datas em 2014
Com a greve dos profissionais da educação, Mato Grosso terá um calendário escolar diferenciado em 2014. A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) definiu duas datas para o próximo ano letivo. As unidades que não participaram da paralisação darão início às atividades no dia 03 de fevereiro, pois efetuarão o encerramento do ano letivo de 2013 no próximo dia 20 de dezembro.


Professores da rede estadual de ensino não descartam nova greve

Já as escolas que participaram da greve darão início às aulas no dia 17 de março. Isso ocorrerá em função da reposição do calendário de 2013. O período de reposição varia de acordo com a quantidade de dias paralisados. As escolas que participaram de todo o período de greve concluíram a reposição no dia 24 de fevereiro.  No total, Mato Grosso possui 739 unidades escolares e registra cerca de 440 mil alunos matriculados.

Sábados

As unidades que iniciarão as atividades em 17 de março deverão realizar aulas aos sábados para garantirem o cumprimento dos 200 dias letivos, respeitando o recesso de meio de ano e finalização das atividades em 22 de dezembro. Conforme a coordenadora de Planejamento e Monitoramento da Gestão Escolar da Seduc, Alcimária Ataídes da Costa, essas unidades deverão deliberar sobre quais sábados serão utilizados.

Em  22 de dezembro de 2014 todas as escolas da rede estadual concluírão o ano letivo. O recesso de meio do ano foi fixado também para todas as escolas no período de 27 de junho a 11 de julho. Todas as escolas regulares deverão ofertar 200 dias letivos aos estudantes, correspondentes a 800 horas aula.

Ameaça de nova greve

A greve dos profissionais da educação teve duração de 67 dias e está ameaçada de ser retomada pelo Sindicato dos Servidores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). O movimento paredista foi encerrado mediante acordo da proposta prevendo a dobra do poder de compra nos próximos 10 anos, além de pagamento de hora atividade gradativa e acumulativa para os professores contratados nos próximos 3 anos, com pagamento de 40% já em 2014 e a convocação de novos professores aprovados em concurso público realizado em 2010.

Nessa semana, o Sindicato encaminhou ofício ao Ministério Público Estadual (MPE) denunciando o risco do não encerramento do ano letivo de 2013, já que o ano letivo terá de se estender até 2014, sem que exista remuneração para os trabalhadores contratados, ou seja, não haverá renovação do contrato. Citam ainda o descumprimento do acordo quanto a convocação de 516 professores para o mês de novembro de 2013. O Sintep não descarta a retomada de uma nova greve.

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) agendou para a próxima sexta-feira (6), às 8h, uma reunião com a diretoria do Sindicato para se posicionar quanto às solicitações feitas. Informou ainda que a convocação de professores será em 15 de janeiro de 2014, respeitando o calendário escolar de 2013.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet