Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Paes prepara mudanças para comércio ambulante no Rio

Após sua primeira reunião com secretários, subsecretários, subprefeitos e presidentes de autarquias, o prefeito Eduardo Paes adiantou neste sábado (14) que vai fazer uma reestruturação do comércio ambulante em toda a cidade.


Paes, no entanto, não quis dar detalhes do novo programa, que deve ser anunciado na próxima quarta-feira (18).

Na última sexta-feira (13), manifestantes representando camelôs e o movimento dos sem-teto fizeram um protesto contra o choque de ordem da Prefeitura do Rio, na Central do Brasil, no Centro do Rio.

Eles condenaram as ações das secretarias de Habitação e de Ordem Pública e argumentaram que o chamado choque de ordem atinge apenas as populações carentes, como desempregados e moradores de favelas. Em resposta às críticas, Paes disse, em nota, que as medidas respeitam a legalidade e o objetivo é manter a ordem na cidade.

Alternativas para a crise
Durante a reunião deste sábado (14), Paes falou sobre o impacto da crise financeira no governo e discutiu alternativas para enfrentar o problema promovendo projetos que geram renda e emprego, como investimentos em cultura e turismo interno.

Ele também fez um balanço da Prefeitura Itinerante da Zona Norte, mostrando aos secretários que a região precisa de investimentos e carece de conservação.

Reunião realizada em clube
A reunião, iniciada às 9h deste sábado (14), está sendo realizada no Clube Paratodos, na Pavuna, no subúrbio do Rio, e deve se estender até o final da tarde. Com o programa Prefeitura Itinerante, durante uma semana, prefeito e secretários percorreram 22 bairros da região, fazendo um levantamento das necessidades da população.

“Não vai ser a presença da prefeitura aqui que vai produzir um milagre. Uma semana concentrado aqui não vai mudar a vida da região”, disse Paes, em entrevista durante um intervalo da reunião com o secretariado.

O prefeito destacou algumas ações que já estão em curso para melhorar a qualidade de vida na Zona Norte. Ele citou o início das obras de dragagem e canalização do Rio Acari, que corta vários bairros, a implantação de projetos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e do programa Favela Bairro em Acari.

“Também fizemos um projeto de lei para trazer empresas de telemarketing para a Zona Norte, com incentivos. Isso vai gerar empregos, pois requer mão-de-obra. Também anunciamos mudanças e investimento em educação na região. Nas áreas mais violentas, as escolas passarão a ter ensino em tempo integral”, lembrou o prefeito.

Prefeitura vai desapropriar terminal rodoviário
Paes voltou a dizer que vai desapropriar o terminal rodoviário da Pavuna e que as secretarias de Obras e Urbanismo já estão pensando num projeto para mudar aquela região do bairro. O prefeito disse ainda que vai regularizar o comércio ambulante na região.

“A conservação é inexistente nesta parte da Zona Norte, é uma tragédia. A área de saúde também. Em transporte, algumas regiões são até bem servidas com ônibus e metrô, mas outras têm problemas graves. Os equipamentos públicos, como as escolas, também estão muito deteriorados. Não vim para cá vender ilusão e resolver os problemas em uma semana, mas quero que os secretários vejam a situação. Quero voltar aqui outras vezes e não sentir vergonha dessas ruas esburacadas”, disse o prefeito, antes de retornar para a segunda parte da reunião.

Eduardo Paes prometeu para maio levar o programa Prefeitura Itinerante para a Zona Oeste, região, segundo ele, que também carece de investimentos e incentivos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet