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Sexta-feira, 17 de maio de 2024

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Obras no Aeroporto não provocam suspensão dos voos

Diferente do que havia sido programa inicialmente pela Gerência Técnica de Serviços Aeronáuticos – GTSA o Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco de Rondonópolis não terá seus serviços suspensos no início do ano de 2013 devido as obras de extensão e alargamento da pista de pouso. A afirmação é do secretário de Transporte e Trânsito do Município, Argemiro Ferreira, que garantiu nesta quinta-feira (19) que foi feito um replanejamento para não ter que paralisar as atividades de 1º de janeiro até 15 de março, como foi anteriormente previsto.


Argemiro detalhou que uma reunião definitiva foi feita no início desta semana na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo – Sedtur, principal intermediadora dos R$ 20.892.913,14 - vindos do BNDES para a obra no Aeroporto em Rondonópolis; “O Notam é o documento emitido pela GTSA que dá regularidade ao tráfego aéreo no Brasil. Este documento define antecipadamente como será a atuação dos aeroportos e estava certo em um deles que não funcionaríamos os primeiros 75 dias de 2014. Mas houve um estudo e se achou uma saída para não ficarmos inativos. A Sedtur vai solicitar um novo Notam para substituir o primeiro e oficializar a reprogramação”, disse.

A saída será a de usar temporariamente a nova área de Taxiway (responsável pela organização das aeronaves) como pista de pouso, até que a principal seja alargada e a empresa contratada para o serviço finalize o projeto de extensão da mesma. “A obra da nossa pista principal não sofrerá nenhum atraso e os aviões também não ficarão impedidos de pousar. A área de taxiway terá total condição de receber a nossa demanda atual e com isso vamos resolver todos os problemas e não perder nada em nenhum sentido, nem tempo e nem o nosso transporte aéreo”, avaliou o secretário.

Obra

Até o momento cerca de 45% da obra já foram executadas. A pista auxiliar, com extensão de 2.244 metros e 25 metros de largura já está em fase de instalação de base para o pavimento. A pista principal, que hoje tem 30 metros de largura, vai passar a ter 40 metros. A extensão também crescerá em mais 407 metros, finalizando em 3.150 metros e dando condições de receber pousos e decolagens de aeronaves grandes, como o modelo Boeing 747.

A obra tem prazo final de entrega para 2015, no entanto, a intenção da direção da contratada, reforçada em reunião recente na prefeitura, é de concluir o projeto com um ano de antecedência, em julho de 2014. Outra adequação prevista para o aeroporto é a reestruturação da área de embarque e desembarque de passageiros, ampliando de 1.350 m² para 13.500m².

Para o secretário Argemiro, com a mudança será possível a instalação de um minisshopping com lojas de variados segmentos, além de uma praça de alimentação maior do que a atual
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