Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Sinop terá unidade de pesquisa da Embrapa

A busca de soluções para o desenvolvimento sustentável dos municípios mato-grossenses ganha força com a implantação da sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa em Sinop. O diretor-presidente da empresa Sílvio Crestana, confirmou a implantação de uma unidade de pesquisa ainda este ano.


A notícia foi extremamente comemorada pelo deputado estadual Dilceu Dal´Bosco (DEM) que em setembro de 2008 organizou uma comitiva ‘suprapartidária’, onde políticos e representantes de entidades e da sociedade civil foram à Brasília com o intuito de convencer a diretoria da Embrapa, em especial o presidente Crestana, de que Sinop reúne todas as condições para receber a rede de pesquisa. A época o município travava uma ‘briga’ com Sorriso para sediar a empresa.

“Nós fizemos o convencimento. Provamos à diretoria que Sinop dispõe de melhor infra-estrutura como rede hoteleira e aeroporto, já que a Embrapa abriga especialistas de todo mundo. Além disso, falamos do grande número de universidades que podem ajudar no desenvolvimento de pesquisas”, comemorou Dilceu.

Para Dal´Bosco o fato de Sinop ser ‘porta de entrada’ para a floresta amazônica, pesou na escolha. “Sorriso possuí o Bioma Cerrado, que já está consolidado. Enquanto Sinop faz parte da Amazônia Legal e diante de tantas crises ambientais, precisamos mudar os rumos de nossa economia, e para isso é indispensável estudos técnicos que nos oriente a produzir com sustentabilidade”.

O parlamentar lembrou que Sorriso não será prejudicado com a escolha, pois a cidade já conta com outros centros de pesquisa como a Monsanto.

EMBRAPA - Criada em 1976, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem como missão viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, com foco no agronegócio, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet