Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Cidades

revista

Depois de quase 30 anos, maior presídio do Estado ganha equipamento de raio x

Foto: Reprodução

Depois de quase 30 anos, maior presídio do Estado ganha equipamento de raio x
Pela primeira vez em quase 30 anos a maior penitenciária do Estado de Mato Grosso terá um equipamento de raio x. A previsão é que o aparelho esteja funcionando em 30 dias dentro da na Penitenciária Central do Estado (PCE). O compromisso foi feito pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Luiz Antônio Pôssas durante entrevista coletiva em que foram apresentadas as metas de 2014.


A PCE, antigo Pascual Ramos, foi inaugurada em março de 1985, passou por algumas reformas e foi reativada em outubro de 2002. A penitenciária é uma unidade de segurança máxima onde ficam os presos condenados de alta periculosidade.

Leia mais:Cinco pessoas são assassinadas na Baixada Cuiabana; duas em crime passional
Quatro pessoas morrem afogadas após carro cair em rio

“O equipamento já está instalado, estamos na fase de ajuste do sistema, e, dentro de 30 dias o raio x já estará funcionando dentro da PCE”, declarou Pôssas.

O anúncio de que o equipamento entrará em funcionamento ocorre quase três meses depois da realização de uma minuciosa revista realizada no interior da unidade. Na ocasião, foram apreendidos mais de 240 aparelhos celulares e uma expressiva quantidade de drogas.

A promessa da instalação do equipamento também prevê a humanização das revistas, uma vez que as mulheres precisam passar uma revista íntima antes de entrarem nos presídios.

O aparelho possui tecnologia que permite a visualização das camadas da pele e cavidades do corpo humano, sem que o visitante tenha que tirar a roupa. Com o scanner, o procedimento de revista dura em torno de um minuto.

A aquisição do equipamento foi anunciada em setembro do ano passado, quando o governo do Estado publicou o extrato do contrato orçado em R$ 490. Ele confirmava a prestação de serviços de segurança e manutenção de detectores de metais pela empresa Teletronic Comércio de Equipamentos de Segurança e de Informática LTDS.

O modelo escolhido foi o de detector de metal tipo portal, modelo WT- 2000, da marca Astrophysisc. Os aparelhos devem ser instalados em penitenciárias e cadeias das cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Rondonópolis, Cáceres, Sinop e Água Boa.

De acordo com a publicação no diário oficial do Estado, o contrato tem duração de um ano com vigência entre o dia 30 de agosto de 2013 ao dia 28 de agosto deste ano. (Confira publicação aqui).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet