Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

RUMO AO PAIAGUÁS

Presidente nacional do PSD vem Cuiabá lançar Chico Daltro para governador; incógnita é se Silval sai

25 Jan 2014 - 09:15

Do Enviado Especial a Cana Brava do Norte - Ronaldo Pacheco

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Chico Daltro terá festa no lançamento da pré-candidatura ao governo, no próximo dia 6, no Centro de Eventos do Pantanal

Chico Daltro terá festa no lançamento da pré-candidatura ao governo, no próximo dia 6, no Centro de Eventos do Pantanal

A decisão do Partido Social Democrata (PSD) em lançar o vice-governador Chico Daltro, presidente da Executiva Estadual, para a disputa do governo de Mato Grosso, representa a confiança de que o governador Silval Barbosa (PMDB) se desincompatibilizar até 4 de abril, para disputar o Senado. A tese é do próprio ex-prefeito Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, que vem a Cuiabá no próximo daí 6 de fevereiro para lançar Daltro para a sucessão de Barbosa.


Leia mais: Asfalto tende a representar meio século de avanço sócio e econômico para Araguaia de Mato Grosso

A reportagem do Olhar Direto apurou que a articulação para Kassab vir a Cuiabá lançar Chico Daltro como pré-candidato a governador foi costurada pelo deputado estadual José Riva (PSD) e outros líderes da legenda. O PSD vai compor a aliança de apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT), em Mato Grosso, ao lado de PMDB, PT, PR, PP, Pros e PCdoB. São esperados para os próximos dias o PSC, liderado pelo suplente de deputado federal Victorio Galli; e o PRB, por ordem do senador Marcelo Crivella, ministro da Pesca

Há semanas, porém, Daltro já tinha dado início ao dialogo com os bastidores da base aliada sobre a viabilidade de ter seu nome na disputa pelo governo de Mata Grosso. Em público, porém, ele observa que sua decisão depende da permanência ou não do governador Silval Barbosa no cargo.

“A mim cabe esperar. A decisão [de sair ou não] cabe ao governador. Não posso interferir”, observou Daltro, após inaugurar trecho da MT-413, ao lado de Silval, em Santa São José do Xingu, Nordeste do Araguaia.

A Executiva Estadual do PSD, presidida pelo próprio Daltro, aprovou a iniciativa. O Encontro Estadual do PSD, no próximo dia 6, tende a dar novoas contornos ao processo sucessório de Mato Grosso.

A insistência do ex-governador e senador Blairo Maggi (PR) em não aceitar sair candidato, abre um leque para novas candidaturas na base aliada: as principais são do ex-vereador Lúdio Cabral (PT) e de Daltro. Antes, o nome do pré-candidato do PSD para governador era o deputado estadual José Geraldo Riva. Todavia, após consultar a família, Riva decidiu se retirar da vida pública, ao final do atual mandado de deputado, em fevereiro de 2015.

Chico Daltro se considera “preparado para assumir o governo do Estado e os desafios inerentes ao cargo”, mas depende de Barbosa deixar o Palácio Paiaguás. Nesse contexto, a presença de Kassab é simbólica e apenas assegura musculatura às pretensões do PSD, mas não tem poder de influenciar ou mesmo interferir na decisão de Silval.

No próximo dia 6, a partir das 19 horas, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, Daltro recepciona todos os deputados, prefeitos, vereadores e lideres do PSD para apresentar o projeto político da agremiação em Mato Grosso, para 2014. Outra vedete do evento deve ser a reeleição da presidenta Dilma Roussef (PT), que terá palanque unificado no Estado.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet