Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Educação

em Tóquio

Reitora discute renovação de convênio com Universidade das Nações Unidas

O convênio firmado com a UNU possibilitou a instalação do "Pantanal Regional Enverionmental Programme" (UFMT/UNU-PREP), por meio do qual foram realizadas pesquisas.

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, e o assessor de Relações Internacionais, professor Paulo Teixeira, estiveram reunidos, hoje (8) de manhã, com, o vice-reitor da Universidade das Nações Unidas (UNU), professor Govindan Parayil, em Tóquio, Japão. Em pauta, a possibilidade de renovação do convênio firmado entre as duas instituições, em 2004, e com término previsto para o próximo dia 20 de julho. A reitora propôs também a parceria da UNU em um convênio, em fase de conclusão, a ser firmado entre a UFMT e a Universidade de Quebec (UQUAM), em Montreal, Canadá.


O convênio firmado com a UNU possibilitou a instalação do "Pantanal Regional Enverionmental Programme" (UFMT/UNU-PREP), por meio do qual foram realizadas pesquisas e formados recursos humanos com o objetivo de contribuir com políticas públicas para o uso sustentável de áreas úmidas, com foco prioritário no Pantanal. O programa funciona por meio de redes de pesquisa horizontais e não-competitivas, que contam com a participação de diversas instituições de ensino e pesquisa dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e da Bolívia, Paraguai e Argentina.

Dentre as principais realizações do convênio UFMT/UNU-PREP destacam-se: a participação em vários eventos das Nações Unidas, como a oitava Conferência das partes do painel de Mudanças Climáticas (Buenos Aires, 2004); conferência "Reflections on Common Concerns and Scientific Challenges in the Field of Risk and Vulnerability", promovida pelo "Institute for Environment and Human Security" (Bonn, 2005); 15ª Seção da Comissão de Desenvolvimento Sustentável (Nova York, 2007); e a promoção de diversos eventos internacionais, culminando, em julho do ano passado, com a oitava reunião da Sociedade Internacional de Ecologia (8th Intecol).

A 8th Intecol reunião ocorre a cada quatro anos em um país diferente. Essa foi a primeira vez realizada na América Latina. O evento contou com representantes de 28 países e foi noticiado em 33 países, em 13 diferentes línguas. A participação nesses eventos internacionais, assim como a sua promoção, propiciaram grande destaque internacional para a UFMT, destacando-se a premiação de dois trabalhos desta universidade, um em nível de graduação e outro em nível de pós-graduação, durante o 8th Intecol.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet