Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

SMS realiza programação referente ao Dia Mundial de Combate ao Cânce

Em referência ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, observado hoje (04), a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Ações Programáticas vem desenvolvendo em todas as Unidades de Saúde Básica (USBs) ações de educação em saúde sobre a doença, visando informar a população sobre os principais fatores de risco e passe a adotar hábitos saudáveis de vida. Como reforço às ações, amanhã (05), a partir das 07h30min, no Centro de Saúde do Conjunto São José, haverá palestras sobre a Importância da Atividade Física e a Alimentação na Prevenção do Câncer, a cargo de um educador físico e enfermeiro, bem como alongamento, caminhada e aferição de pressão arterial. No dia 07, sexta-feira, a mesma programação será realizada na ESF Jardim Atlântico e Europa, em parceria com o CRAS Cidade Alta, a partir das 08h.


O câncer é a principal causa de morte em todo o mundo, tendo provocado 7,6 milhões de mortes em 2008. Apesar disso, estima-se que um terço dessas mortes poderiam ter sido evitadas com mais prevenção, com detecção precoce e com os tratamentos existentes. A explicação para este crescimento está na maior exposição dos indivíduos a fatores de risco cancerígenos. Tais fatores estão associados ao tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, inatividade física e alimentação inadequada. Além disso, as alterações demográficas, a redução das taxas de mortalidade e natalidade, indicam o prolongamento da expectativa de vida e o envelhecimento populacional, levando ao aumento da incidência de doenças crônico-degenerativas, especialmente as cardiovasculares e o câncer.

Em Rondonópolis, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), em 2009, foram registrados 71 óbitos por neoplasias (câncer), com destaque para 43 óbitos por câncer do aparelho digestivo (lábio, cavidade oral e faringe; esôfago; estômago; colo, reto e ânus; fígado e vias biliares; e pâncreas) e 12 óbitos por câncer do aparelho respiratório (pulmão, traqueia e brônquios). Em 2010, esses dois tipos de câncer também se destacaram, registrando 46 óbitos por câncer do aparelho digestivo e 20 óbitos por câncer do aparelho respiratório. Em 2011, foram registrados 60 os óbitos por câncer do aparelho digestivo e 19 do aparelho respiratório e em 2012, 69 óbitos ocorreram por câncer do aparelho digestivo e 33 por câncer do aparelho respiratório. Conforme os dados, esses dois tipos de câncer vêm acusando um avanço entre a população rondonopolitana, estando relacionados, principalmente, a maus hábitos alimentares (ingestão inadequada de frituras, gorduras, açúcares, condimentos e sal) e também ao tabagismo. Em relação a 2013, o Sistema de Informação sobre Mortalidade ainda não concluiu a investigação dos casos e óbitos por câncer, devendo os resultados serem apresentados em março ou mais tardar, em abril.

A secretária Municipal de Saúde, Marildes Ferreira, enfatiza quanto ao crescimento desses casos entre a população de Rondonópolis, citando a preocupação do prefeito Percival Muniz no sentido de que ações sejam realizadas e intensificadas nas USBs, visando alertar as pessoas quanto às inadequações alimentares e o tabagismo, que apesar dos esforços, têm apresentado um crescimento no número de óbitos, a cada ano. “As pessoas precisam se conscientizar de que doenças crônicas e o câncer podem ser evitados, se for adotado outro estilo de vida e também hábitos alimentares mais saudáveis”, resumiu.
]
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet