Olhar Direto

Sábado, 25 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Fiscalização

Procon Municipal autua dois supermercados por irregularidade nos preços e produtos

Foto: Procon Municipal

Procon Municipal autua dois supermercados por irregularidade nos preços e produtos
Devido ao grande número de reclamações, os supermercado Modelo e Hipermercado Extra foram alvos de fiscalização do Procon Municipal nesta quarta (05) e quinta-feira (06). Durante a ação os fiscais encontraram produtos com data de validade vencida e preços diferentes das gôndolas com o que estava registrado em caixa.


Leia mais: 
Fiscalização encontra divergência de preços e falsas promoções no Hipermercado Extra

De acordo com o diretor do Procon de Cuiabá, Carlos Veggi, as fiscalizações foram feitas depois de vários consumidores terem feitos queixas na “Fan page” do Procon, na rede social facebook. “Nós adotamos esse método de proximidade com o consumidor, e quando há muitas reclamações, de imediato formamos uma equipe e vamos verificar in loco”, declara o diretor.

Entre as reclamações estavam informações deturpadas que induzia os consumidores ao erro, produtos sem data de validade, dubiedade em nos preços que estavam nas gôndolas e os registrados no caixa, além de produtos hortifrutigranjeiros em condições inadequadas para consumo.

“Estivemos ontem, pela manhã, no hipermercado Extra, quando autuamos o estabelecimento. Já no período da tarde, retornamos ao local para verificar se as alterações solicitadas pelo Procon haviam sido feitos, e, constatamos que eles atenderam às nossas recomendações”, conta Veggi.

Ainda conforme o diretor do Procon Municipal, caso um estabelecimento autuado não façam as correções ele pode ser multado de acordo com a sua arrecadação financeira. As multas podem variar entre R$ 212,00 a R$ 3,2 milhões.

“Além destas, recebemos diversas outras reclamações que serão verificadas pela Vigilância Sanitária. Esta fiscalização é uma forma de proteger o cidadão de práticas abusivas por parte dos fornecedores e também evitar riscos à saúde, por isso será realizada com mais frequência a partir de agora”, afirmou o diretor.

Todas estas situações estão inseridas no Código de Defesa do Consumidor e devem ser denunciadas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3641.6400, diretamente no Procon, localizado na Rua Joaquim Murtinho, 554 (Centro).

Outras reclamações


Esta é a segunda vez que o hipermercado Extra é alvo de fiscalização. Em janeiro, a Delegacia Especializada do Consumidor (Decon) realizou uma fiscalização no hipermercado depois de ter recebido várias denúncias de clientes insatisfeitos com a divergência dos presos. A fiscalização ocorreu na tarde desta terça-feira (21) e contou com a participação da Superintendência de Proteção ao Consumidor (Procon) e a Vigilância Sanitária.

Naquela época, o supermercado emitiu nota alegando que o Extra pauta suas ações no respeito ao cliente e nas leis vigentes, e informa que possui rigoroso procedimento para auditar a qualidade do sortimento, bem como os preços praticados em suas lojas.

A rede esclareceu também que possui rigorosos métodos para garantir a excelência na operação exigida pela companhia, e é norma da empresa o controle e fiscalização dos preços para que estejam alinhados aos valores registrados no caixa.

Em eventual divergência de preços, o caixa registra o menor valor do produto, evitando qualquer tipo de prejuízo ao consumidor. A empresa ressalta que os pontos apontados pelos órgãos competentes foram imediatamente corrigidos e a loja opera normalmente.

Já o supermercado Modelo, declarou, por meio da assessoria que a empresa já está ciente das fiscalizações, porém até o momento não recebeu nenhuma  autuação. “Tomamos conhecimento de alguns casos, porém são fatos isolados e que a empresa sempre preza pela qualidade de seus produtos e empreende o código de defesa do consumidor”, declarou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet