Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cultura

Festival divulga filmes mato-grossenses para mostra competitiva

Entre as apostas dos selecionados para as mostras competitivas “Curtas do Mato” e “Curtas Pontos de Cultura” figuram personagens da cultura mato-grossense e o cinema com viés de denúncia. O artista plástico Clovis Irigaray, o grafiteiro Babú e o escritor Juliano Moreno têm suas vidas comentadas. Em outra via, o curta-metragem “Paraizoo”, utiliza a poética para questionar a fronteira agrícola do algodão que avança rumo à Chapada dos Guimarães.


Dos 34 filmes de Mato Grosso inscritos, 14 foram selecionados para competição, sendo que 12 deles dividem-se em duas mostras. O festival sofreu alterações de data e lugar e deste modo, oficialmente, ocorre entre os dias 20 e 26, no Anfiteatro da CDL, no centro de Cuiabá, com realização da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT).

As sessões têm início às 17h30 com apresentação dos realizadores, seguidos pelos curtas que competem na mostra local e que figuram na Mostra Competitiva Categoria Nacional. Neste caso, competem “Irigaray”, de João Carlos Manteufel Junior, “3,60” e “Le Mur”, de Severino Neto, “Meditacion”, de Matteo Bianchi, “Far Nordeste”, de Dewis Caldas e André Santos, “Babu 78”, de Paulo Wagner e “Paraizoo”, de Amaury Tangará.

Para a Mostra Curta Mato-Grossense foram selecionados “Poesia, Café e Sonho com Juliano Moreno”, de Paulo Wagner, “Denilson B. Boy”, de Diego Pessoas, “VI Encontro Indígena – Museu de Pré-História Casa Dom Aquino” e “UHE Sinop x Assentamento 12 de Outubro”, ambos de Thiago Foresti, além de “A Volta dos Que Já Foram”, de Julia Reichert. No último, outra faceta da produção mato-grossense, mortos já cansados do ambiente noturno do cemitério intimam o coveiro: querem uma festa, só que no caso, do outro lado.

Os premiados vão ganhar diárias em estúdios, ilhas de produção e captação de imagens, entre outros itens ofertados pelas produtoras Latitude Filmes/Audiovisual, Lamiré Cinema e Vídeo, Donalola Produção Criativa, Plano B Filmes, Infinity Produtora e Rocket Filmes.

19ª Edição

O Festival terá apresentações de longas e curtas-metragens, de gêneros em documentário, animação e ficção, vindos de todo o país. Tendo inclusive dois filmes produzidos na Itália por equipes mato-grossenses: o “Meditacion”, do diretor italiano Matteo Bianchi, e o “Far Nordeste”.

Os únicos filmes a serem exibidos fora da competição, nomeados por isto na categoria “Hors Concours”, são os curtas Dom Aquino Corrêa – O poeta da Esperança, de Duflair Magri Barradas e “Ivens Cuiabano Scaff – O poeta bem comportado”, de João Carlos Manteufel Junior. Também o longa “Cidade Cinza”, de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo, de São Paulo.

A décima nona edição do Cinemato está dividida em mostras competitivas de longas e curtas metragens. Nos longas concorrem produções realizadas fora do estado e nos curtas de Mato Grosso e nacionais.

Há também uma competição para curtas mato-grossense que concorrem entre si, nas categorias mostras competitivas “Curtas do Mato” e “Curtas Pontos de Cultura”, o quais serão premiados com serviços oferecidos por produtoras de Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet