Olhar Direto

Domingo, 26 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Missão do BID avalia positivamente execução do Profisco em MT

A execução do Programa de Desenvolvimento da Administração Fazendária do Estado de Mato Grosso (Profisco-MT) foi bem avaliada pela missão de supervisão do programa em visita à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT). A missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) esteve nesta segunda e terça-feira (10 e 11.02) reunida com a equipe da Unidade de Coordenação do Projeto (UCP), líderes de produtos e gestores das unidades e coordenadorias fazendárias envolvidas no andamento do Profisco no Estado.


O Profisco é um projeto de modernização da gestão fiscal do Estado, que busca implantar metodologias e técnicas modernas de gestão fiscal, visando melhorar a eficiência da administração fazendária, como também prover melhores serviços aos cidadãos. Esta foi a quarta visita da missão do BID a Mato Grosso, está última voltada especificamente à supervisão, revisão do Plano de Investimentos e preparação para elaboração do Relatório de Progresso.

Por meio do Profisco-MT, a Sefaz vai investir US$ 18,032 milhões no período de 2013 a 2016. A distribuição da fonte de financiamento é de aproximadamente 83% do BID e 17% de recursos próprios. Durante os dois dias, a missão analisou os avanços e dificuldades no desenvolvimento dos produtos, revisou as atividades do Plano de Ações e Investimentos (PAI), com os respectivos produtos e indicadores de resultados e orçamentos.

A missão do BID foi composta pelo chefe de equipe, Ernesto Jeger, e pela consultora, Lilia Dobbin. Dos 21 produtos, oito estão com editais já publicados e dez encontram-se em fase de elaboração. “Ao final da missão, os consultores do BID nos parabenizaram pelo andamento do Programa em Mato Grosso e destacaram que em poucos Estados viram o grau de amadurecimento, e de sintonia e interação da equipe mato-grossense com o Programa”, destacou o secretário-adjunto da Receita Pública da Sefaz, Jonil Vital de Souza.

O Profisco-MT é liderado pela coordenadora geral, Marly Aparecida Tavares Pauletti. “O Programa no Estado está bem encaminhado, com avanço significativo nos últimos seis meses. Esse resultado deve-se, fundamentalmente, ao comprometimento e profissionalismo das equipes envolvidas no projeto, o que compensou o tempo esperado entre a assinatura do contrato e a liberação da 1ª parcela do recurso”, ponderou Marly. Antes dessa visita, outras missões de pré-arranque, arranque, e supervisão e elaboração de Termos de Referência (TDR) passaram pela Secretaria de Fazenda.

Entre as ações que deverão ser realizadas com recursos do Profisco-MT estão o aperfeiçoamento organizacional e da gestão estratégica; aperfeiçoamento da gestão de cadastro e do sistema público de escrituração fiscal digital; melhoria da eficiência eficácia da administração tributária; aperfeiçoamento dos mecanismos de transparência e comunicação com a sociedade; aperfeiçoamento da gestão de recursos humanos; modernização da gestão e aperfeiçoamento dos serviços de tecnologia da informação e comunicação; e fortalecimento da gestão do conhecimento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet