Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Cidades

VIGILÂNCIA

Secretaria de Saúde de MT investiga morte por hantavirose de homem de 30 anos

Foto: Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Secretaria de Saúde de MT investiga morte por hantavirose de homem de 30 anos
Uma equipe da Secretaria  de Saúde de Mato Grosso se deslocará até a cidade de Lucas do Rio Verde para investigar a morte de um homem de 30 anos, neste fim de semana, por hantavirose. A informação é da secretária municipal de Saúde, Fernanda Dotto.


Dois homens são executados a tiros e outro picado por cobra em fuga
Universitários da UFMT são detidos com maconha durante aula de campo

“O paciente, que tinha pouco mais de 30 anos, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Sorriso, desde a primeira quinzena de fevereiro passado, veio a falecer no início da manhã de ontem”, disse, a secretária.
“O rapaz trabalhava há seis meses em uma fazenda localizada próxima ao município de Itanhangá, nossa equipe foi até o local, verificou as condições sanitárias e higiênicas do local, mas não foi encontrado indício da presença de roedores, uma vez que esta doença é transmitida através da inalação do vírus, secreções e excretas do rato silvestre ou pelo contato da pele humana lesionada com o animal ou qualquer objeto infectado pelo mesmo”, explicou Dotto.

Após a visita, foram feitas orientações ao proprietário e demais empregados acerca da doença, seus sintomas, contágio e gravidade. Uma vez que qualquer desses pontos fosse verificado, que procurassem o Sistema Único de Saúde.

Apesar de ser o primeiro caso de hantavírus em Lucas, em 2012, Mato Grosso registrou 14 casos da doença, com cinco óbitos. Realidade que mostra a importância de se ficar alerta. A secretaria municipal de Saúde já notificou o Estado e solicitou todo o amparo técnico, de forma a auxiliar no procedimento das vistorias e inspeções àqueles locais que têm maior probabilidade de contaminação.


“A Secretaria Estadual de Saúde já confirmou que virá a Lucas. E na semana do dia 17, uma equipe do Estado estará aqui para acompanhar a nossa equipe de vigilância e saúde nas demais fazendas adjacentes para fazermos as orientações necessárias, constatando, ainda, locais que possam ser possíveis contaminadores”, finalizou Fernanda.

Hantavirose é uma enfermidade aguda, provocada por diferentes sorotipos de Hantavirus eliminados nas fezes, urina e saliva de roedores silvestres. Na maior parte dos casos, a transmissão para o homem se dá pela inalação de aerossóis (partículas suspensas na poeira) provenientes das secreções e excretas dos hospedeiros, que funcionam como reservatórios do vírus. Ela pode também ocorrer pelo contato direto com esse material infectado ou através de ferimentos na pele, assim como pela ingestão de água ou alimentos contaminados.  (Com informações da Assessoria).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet