Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Repercussão negativa

Após campanha polêmica, Shopping Goiabeiras cancela ação em homenagem ao Dia das Mulheres

Foto: Reprodução

Após campanha polêmica, Shopping Goiabeiras cancela ação em homenagem ao Dia das Mulheres
O Goiabeiras Shopping informou ao Olhar Direto que resolveu cancelar a ação que seria promovida no sábado (8) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O motivo foi a polêmica diante de uma campanha publicitária que "receitava" compras no shopping como remédio para mulheres que passam por TPM e têm vontade de dar "piti". O anúncio foi considerada abusivo e desrespeitoso por parte do público alvo.


Rolezeiros atrasam duas horas, passeiam vigiados e são revistados ao fim do ato
Superintendente do Goiabeiras diz que shopping está de portas abertas para rolezinho, mas reforça segurança

Por meio de assessoria, a direção do shopping informou que “diante da polêmica gerada em torno da ação do Dia Internacional da Mulher, sobre um assunto tão comum no universo feminino - TPM, optou por cancelar a ação em respeito às mulheres que se sentiram ofendidas. Contudo, ressalta que o objetivo da ação era homenagear as mulheres e não deturpar seu papel na sociedade”.

A propaganda em questão dizia: "O Goiabeiras Shopping adverte: se você sofre com TPM, stress e vontade súbita de dar ‘piti’, venha para o shopping neste sábado e descubra o melhor tratamento para este mal. Indicação: mulheres de 0 a 100 anos. Compareça no piso térreo em frente à Vivara neste dia 8 de março das 12 às 14h e aproveite as delícias de ser mulher”.

Ao Olhar Direto, a promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues, afirmou que esse tipo de campanha não pode ser considerada uma homenagem. “É um absurdo utilizar desse tipo de material e ainda a título de homenagem. Estamos preparando um documento e vamos encaminhar ao shopping e também a agência responsável por essa infeliz campanha. É um desrespeito muito grande. Estamos em pleno século XXI ainda temos que tolerar esse tipo de esteriótipo”.

Lindinalva explicou ainda que esse tipo de campanha ainda reflete o pensamento retrógrado que está arraigado na sociedade. “É um desrespeito muito grande. Essa campanha coloca as mulheres como meras consumistas e ainda com ‘graça’, como se fosse normal mulheres ficarem dando ‘piti’ por conta da TPM. É revoltante esse tipo de ação, que passa despercebida pela sociedade. Aparecemos na mídia sempre com roupas menores e cérebros memores ainda. É coisificação da mulher, do sexo feminino, e por isso iremos que tomar medidas cabíveis”.

A indignação feminina ganhou inúmeros adeptos na rede social Facebook, onde a promotora de Justiça fez uma publicação sobre o assunto e logo ganhou centenas de curtidas e compartilhamentos. A advogada Luciana Serafim, manifestou a sua opinião por meio da rede social Facebook e solicitou que nenhuma mulher compareça ao Goiabeiras Shopping no dia 8 de março.

"As mulheres advertem: Se você sofre e se indigna com a discriminação a mulher, e não compactua com aqueles que têm a vontade súbita de praticar o preconceito e a violência contra a mulher, NÃO vá ao Shopping Goiabeiras no dia 8 de março, e descubra que o melhor tratamento para esse tipo de atitude repugnante é a união pela luta ao RESPEITO. Indicação: Todas as pessoas de 0 a 100 anos. NÃO COMPAREÇA no piso térreo em frente a Vivara neste dia 8 de março, o dia todo e aproveite a delícia de ser mulher num local onde ela é verdadeiramente respeitada e valorizada", conclamou Luciana na rede social.

A revolta não ficou apenas com o gênero feminino, o advogado Paulo Lemos, ouvidor-geral da Defensoria Pública do Estado também se manifestou e disse que irá pedir uma providência jurídica por meio da Ong Moral. “Estarei na Câmara Municipal participando da campanha "Violência Contra a Mulher, Vamos Meter a Colher", e vou compartilhar esse lamentável evento com as autoridades presentes e pedir providências”, diz trecho da postagem do advogado.

Outro lado

A Invent Comunicação enviou uma nota de esclarecimento ao Olhar Direto informando que em nenhum momento a campanha teve a intenção de ofender, denegrir ou discriminar a mulher. Confira a íntegra da nota:

A Invent Comunicação, agência responsável pela publicidade do Goiabeiras Shopping, gostaria de se posicionar sobre a polêmica gerada com o cartaz desenvolvido para a Ação do Dia da Mulher. O nosso intuito em nenhum momento foi ofender, denegrir ou discriminar a mulher. Pelo contrário, essa ação manteve o foco em tornar um assunto tão delicado em algo leve e de tom bem humorado, sem qualquer conotação pejorativa. A área de Publicidade permite explorar a criatividade de diversas formas, respeitando as diferenças e direitos do cidadão. Além disso, as pessoas responsáveis pela criação e aprovação da peça, são mulheres que jamais produziriam qualquer tipo de material que induzisse a uma espécie de autoflagelação.

Como parte da responsabilidade da Invent Comunicação, nós submetemos estas peças aos órgãos reguladores da publicidade nacional: ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) e CONAR. E de acordo com ambas as instituições, a peça em questão respeita o Código do Consumidor e a integridade feminina. Segue trechos das análises realizadas por eles:

“No nosso entendimento, o termo utilizado é defensável por estar bem inserido no contexto do anúncio. Além disso, não se trata de um termo que possa ser considerado ofensivo, nos dias atuais.”
Mariana Sceppaquercia Leite Galvão – ABAP

“Não existe vinculação à um gênero a partir do momento que foi utilizado o termo “se” – advérbio de condição – apresentado para filtrar o público que se identifica com a temática proposta.”
Juliana Albuquerque – CONAR

Dito isso, salientamos nossas desculpas com aqueles que se sentiram equivocadamente ofendidos com o cartaz, e refutamos a importância da liberdade de expressão e do direito à licença poética dentro da publicidade.

Atenciosamente,

Equipe Invent Comunicação

Atualizada às 18h30
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet