Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Verdão

Com calendário apertado, permissionários questionam mudança do Terminal Atacadista

Há quase 90 dias para a copa do Mundo, o presidente da Associação dos Permissionários do Terminal Atacadista (Apetac), Luciano de Souza, questiona pressa do Prefeito Mauro Mendes em construir o novo terminal já que o consórcio responsável pela obra do estacionamento da Arena Pantanal não terá tempo hábil para a execução do serviço.


“Porque o prefeito não fala a verdade, que na verdade quer o terreno que estamos para construir outra UPA [Unidade de Pronto-Atendimento]”? Protesta Luciano. Nesta semana a Prefeitura de Cuiabá anunciou que as obras do novo Terminal Atacadista foram iniciadas.

Conforme o presidente da Apetac, a intenção do prefeito Mauro Mendes (PSB) é de construir uma nova unidade de Saúde onde hoje é o terminal. A implantação da UPA está prevista para depois da Copa.

A prefeitura investirá R$ 4,1 milhões e o prazo de entrega é de 60 dias. A transferência do terminal foi um dos compromissos assumidos pelo prefeito Mauro Mendes junto à Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa).

Pelos cálculos de Luciano, o estacionamento com 500 vagas, previsto para ser construído no local onde está instalado o Terminal Atacadista - Verdão, não sairá do papel. O consórcio que venceu o certame para a execução da obra ainda está esperando a desocupação do espaço e já perdeu metade do prazo estabelecido no contrato, de 180 dias.

“A prefeitura falou que no prazo de 60 dias eles irão entregas o noto Terminal, no Distrito Industriário. Porém, se eles começarem hoje só no dia 13 de maio a obra ficará pronta. Depois que entregarem, nós ainda precisaremos de um prazo para fazer a transferência, cerca de 30 dias, ou seja, só em junho, que é o início da Copa”, avalia Luciano. Sendo assim, a previsão do presidente da Apetac é de que os 90 dias que ainda resta para o consórcio entregar a obra será consumido pela construção e mudança do Terminal.

Por esta razão, o Luciano reclama da pressa na retirada dos permissionários do local, uma vez que a justificativa dada anteriormente, ocupação do lugar por um estacionamento da Copa, não será concretizada.“Não precisa fazer algo de qualquer jeito, pois nós não vamos mudar, vamos resistir até ter um local descente para mudar. Agora, se daqui a 60 dias o local for descente nós faremos a mudança”, assevera Luciano.

O presidente da associação que representa os permissionários, atualmente 200 empresas trabalham no Terminal que emprega 1.300 mil pessoas. “Trata-se de empresas e elas não podem parar, pois sobrevivem sem renda e os encargos não param”, lembra. Na próxima segunda-feira (17), os permissionários se reúnem com o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade, para discutirem o destino do Terminal Atacadista.

O Terminal

A área do novo Terminal Atacadista está localizada no Distrito Industrial, onde funcionava a extinta Companhia de Armazéns e Silos de Mato Grosso (Casemat), e a transferência dos comerciantes será feita até maio.

O novo local terá área total de 70,5 mil metros quadrados e conta com dois galpões de 6,4 mil m² que abrigarão 164 boxes. A reforma, que tem previsão de durar 60 dias, inclui a revitalização da estrutura metálica dos galpões; troca do telhado; confecção do piso e cobertura lateral no entorno das áreas de descarregamento; construção de banheiros; e adequação dos escritórios.

Todo o Terminal Atacadista terá a parte elétrica, hidráulica e esgotamento sanitários refeitos. O entorno será asfaltado, receberá calçadas novas, arborização e sistema de drenagem de águas pluviais.

“Esta é uma das nossas principais obrigações e estamos empenhados em concluir as obras dentro do prazo. Os atacadistas terão um local mais amplo e adequado para trabalhar”, avaliou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade. O novo local foi cedido pelo Governo de Mato Grosso pelos próximos 10 anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet