Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

insuficiente

Mesmo com nomeação, número de peritos não supre déficit da Polícia Técnica no Estado

Mesmo com nomeação, número de peritos não supre déficit da Polícia Técnica no Estado
Mesmo com a nomeação de 176 candidatos aprovados pelo concurso público para Peritos Oficiais, realizado pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), o número de servidores para o exercício da função ainda é 50% menor do que o necessário para atender a demanda do Estado. A convocação foi publicada no Diário Oficial que circulou nesta quinta-feira (27).


Leia mais: Com protesto, apenas uma equipe de peritos criminais trabalha hoje em Cuiabá e VG
Déficit de peritos no Estado prejudica investigações, afirma sindicalista


Os candidatos aprovados ocuparão os cargos efetivos de Perito Oficial Criminal, Perito Oficial Médico Legista e Perito Oficial Odonto Legista. Com a convocação, o órgão passa a contar com cerca de 300 servidores, enquanto o número considerado ‘adequado’ para o atendimento da população seria de 600 profissionais.

Essa demanda foi revelada a partir de um estudo realizado pelo Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de Mato Grosso, conforme informou presidente da categoria Márcio Godoy. “A pesquisa mostrou que para cada cinco mil habitantes seria preciso 600 peritos”, revela.

Além de ter que atender a grande demanda, o sindicalista também questiona a redução do orçamento para o serviço. Comparado com o ano passado, a receita teve redução de mais de 50%. “Em 2013, a Politec recebeu mais de R$ 6 milhões, já para 2014, a receita despencou para R$ 2,5 milhões.

Concursados

Todos os candidatos empossados passarão por curso de formação específica relativa aos cargos realizado na sede da Politec em Cuiabá.

Ao todo, o Concurso Público destinou 190 vagas para 27 municípios do Estado, contudo algumas vagas não foram preenchidas, pois não houve candidatos aprovados.

O Diretor Geral da Politec, Rubens Sadao Okada, afirmou que a realização do concurso público vem atender a necessidade de servidores da área fim nas carreiras de Peritos Oficiais da Instituição no Estado de Mato Grosso. Além disso, alguns dos novos profissionais irão preencher os cargos antes ocupados por servidores temporários e que tiveram os contratos encerrados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet