Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Rombo em Cáceres

Servidores suspeitos de envolvimento em fraude serão afastados das funções e terão bens bloqueados

Foto: Katiana Pereira

Servidores suspeitos de envolvimento em fraude serão afastados das funções e terão bens bloqueados
O Ministério Público Federal (MPF) em Cáceres requereu que a Justiça Federal determine o bloqueio de bens dos servidores da prefeitura daquele município, que são suspeitos de integrarem um esquema fraudulento na compra de medicamentos. Os servidores também serão afastados das respectivas funções.


Além disso, o MPR vai requerer o bloqueio de bens das empresas que estariam atuando nas fraudes em licitações para venda de medicamentos para a Secretaria Municipal de Saúde. A informação foi relevada durante coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (1º), na sede da Superintendência da Polícia Federal, localizada na avenida Historiador Rubens de Mendonça (a do CPA).

Ex-prefeito de Cáceres, Túlio Fontes, presta depoimento sobre fraude de R$ 2,5 milhões
PF desencadeia operação para apurar compra fraudulenta de medicamentos pela prefeitura de Cáceres
Secretário de finanças de Cáceres, servidor do PS e da Unemat estão entre os presos pela PF

Dentre os agentes públicos detidos na manhã de hoje, durante a operação Fidare, está o secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de Cáceres, Odner Gonçalves de Sá, um servidor do Pronto-Socorro de Cáceres, Diego Antonini dos Santos.

Também foi presa durante a ação a servidora Vânia Constaud, que atuava na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e está integrando os quadros da prefeitura de Cáceres. A odontóloga, Jaqueline Navarra, foi secretária interina do município e também integra a lista de detidos na ação policial. Todos os servidores citados devem ser afastados das funções e terão pedidos de bloqueios de bens requeridos à Justiça.

A estimativa é de que o grupo já estivesse atuando há mais de dois anos e as fraudes acumuladas somem R$2,5 milhões. A investigação apura a aplicação de recursos financeiros de três programas federais (Programa de Assistência Farmacêutica, Programa de Saúde da Família e Piso de Atenção Básica à Saúde), destinados à aquisição de medicamentos, e que eram desviados de diversas formas.

Conforme já informado pelo Olhar Direto, desde a madrugada desta terça-feira, estão sendo cumpridos 113 mandados judiciais: 30 de prisão preventiva, 17 de prisão temporária, 13 de conduções coercitivas e 53 de busca e apreensão, nas cidades de Cuiabá, Cáceres e Sinop, em Mato Grosso, além de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Nerópolis, em Goiás. Todos os mandados foram expedidos pelo juiz federal substituto Mauro César Garcia Patini.

A coletiva de imprensa foi conduzida pelos delegados federais Adriano Rodrigues Junqueira e Leonardo Caetano Machado, responsáveis pela Operação Fidare. Também participaram da coletiva o procurador da pepública em Cáceres, Thales Fernando Lima; coordenador de operação especiais da Controladoria Geral da União, Israel Carvalho e o superintendente da PF, Elzio Vicente da Silva.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet