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Segunda-feira, 13 de maio de 2024

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Consórcio vence licitação e radares começam a ser instalados em 30 dias

Foto: Reprodução

Consórcio vence licitação e radares começam a ser instalados em 30 dias
O Consórcio Cuiabá Monitoramento de Trânsito (CMT) foi o vencedor da licitação pra a instalação de radares e câmeras nas ruas da Capital de Mato Grosso, realizada na tarde desta quarta-feira (14). O valor da proposta foi de R$ 39 milhões, quase quatro milhões mais barato do que o previsto na dotação orçamentária.


Seleção de empresa que irá operar radares será dia 14; capital conta com frota de 364 mil automóveis

Segundo informações da assessoria da Prefeitura, ao todo, quatro empresas participaram do pregão. Além do consórcio, demonstraram interesse as empresas Sitran – Sinalização de Trânsito Industrial LTDA, Trana Construções LTDA e Consladel – Construtora e Laços Detetores e Eletrônica LTDA.

A previsão orçamentária inicial era de R$ 43,8 milhões para a instalação de 44 lombadas eletrônicas, 44 radares fixos, 55 detectores de avanço semafórico, 30 câmeras de monitoramento, uma unidade móvel de monitoramento, dois radares móveis, dois painéis de mensagens variáveis, 30 talonários eletrônicos de infração, um sistema de apoio a JARI e uma Central de Inteligência de Controle de Trânsito.

O secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Antenor Figueiredo, explicou que nos próximos 15 dias o consórcio fará os primeiros testes com o equipamento de monitoramento. “As instalações definitivas devem começar em 30 dias e seguir por etapas até o final do ano. A partir do momento que começarem as instalações já teremos um acompanhamento em tempo real do trânsito”, disse.

Ele ainda destacou que o objetivo principal é concentrar, em uma única visão multifacetada do trânsito, todos os dados captados pelos equipamentos eletrônicos registradores de infrações e câmeras de monitoramento, instalados nas vias.

Essa visão deverá subsidiar as decisões dos gestores do órgão com informações relevantes trazidas através da análise das diversas camadas em cada cenário. O sistema irá operar como um todo, coletando os dados estatísticos de passagens de veículos e ocorrências detectados e registrados pelos equipamentos em campo e transmitindo-os para o Centro de Inteligência de Controle de Trânsito.

Estudo feito pela Secretaria apontou que as Avenidas Fernando Correa da Costa, Miguel Sutil e Historiador Rubens de Mendonça são as responsáveis pela maior parte dos acidentes de trânsito, motivados pelo excesso de velocidade, imprudência e por serem locais com grande quantidade de pessoas.

A seguir as vias onde serão instalados os equipamentos de controle e monitoramento de trânsito:

Lombada eletrônica: Avenidas Historiador Rubens de Mendonça, Beira Rio, Dante de Oliveira, Gonçalo Antunes de Barros, República do Líbano, General Melo, Lavapés, das Torres;

Radar fixo: Avenidas Fernando Correa da Costa, Carmindo de Campos, Beira Rio, Historiador Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, Dante de Oliveira, Archimedes Pereira Lima, das Torres, República do Líbano;

Avanço de semáforo: Avenidas Fernando Correa da Costa, Historiador Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, República do Líbano, Isaac Póvoas, Getúlio Vargas, Mato Grosso, XV de Novembro, Carmindo de Campos, Tenente Cel. Duarte.
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