Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Cidades

um dia bom

Deficientes terão dia especial para serem inseridos no mercado de trabalho

Foto: Reprodução

Deficientes terão dia especial para serem inseridos no mercado de trabalho
Um dia de oportunidades. Assim pode ser descrito como será 29 de maio nas várias cidades do Brasil que aderiram ao dia “D” da inclusão profissional da pessoa com deficiência (PCD) e reabilitados. Em Cuiabá, na matriz do Serviço Nacional de Emprego (Sine), uma ação reunindo várias instituições visa integrar PDCs e empresas.


“Um dos desafios é sensibilizar mais empresas a se abrirem vagas para portadores de deficiência. Hoje, exceto as grandes empresas, a maioria dos empreendimentos não conta com acessibilidade. Não é só abrir vagas para cumprir cotas, mas sim garantir que o PCD seja incorporado, produza como qualquer outro trabalhador e não se sinta excluído. É preciso abraçar essa causa”, afirmou a superintendente do Sine, Clélia Borges.

O Dia Nacional é uma ação do Governo Federal, inspirada na iniciativa desenvolvida pelo Governo do Estado. Sob o tema de que ‘Você é capaz. O mercado só precisa saber disso’, várias instituições envolvidas levarão aparatos para mostrar como é possível trabalhar com PCDs. Entre elas, o Senai estará no local com a tenda “Vendo além dos olhos”, em que pessoas tenham a oportunidade de vivenciar ou sentir algumas das dificuldades com as quais os deficientes visuais se deparam diariamente, além de mostrar como eles podem ser inseridos no mercado e desenvolverem suas habilidades no ambiente de trabalho.

O Senac também estará presente, proporcionando um dia de beleza aos PCDs, com corte de cabelo e orientação sobre a estética para o mercado de trabalho. O Banco do Brasil contará com um estande para abrir contas correntes e poupança para os deficientes e reabilitados, além de inúmeras empresas provadas que levarão seus recursos humanos para contratar mais de 100 portadores de deficiência.

A Superintendência do Trabalho e Emprego, o INSS e parceiros do Pronatec também participarão do evento. O Sine também estará confeccionando carteira de trabalho, CPF e RG para os PCDs. Contudo, para Clélia Borges, o mais importante em tudo isso é internalizar na população a necessidade de se trabalhar a inclusão no dia-a-dia.

“Quando você anda pela cidade você nota quantos problemas de acessibilidade temos. Precisamos de melhorias e precisamos que todos entendam isso, que todos abracem essa causa”, concluiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet