Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

A dengue não é problema do vizinho

As chuvas, consideradas escassas para esta época do ano em Mato Grosso, se intensificaram nos últimos dias, fazendo aumentar os casos de dengue no Estado, principalmente a forma mais grave da doença, a hemorrágica, que nos dois primeiros meses de 2009 fez 9 vítimas. O número é, no mínimo, para deixar a população em alerta, já que durante todo o ano de 2008 foram registrados 6 casos de dengue hemorrágica, contra 13 em 2007.


Mais de 90 municípios estão em estado de alerta por causa do nível de infestação predial por larva do mosquito. É exatamente aí que está o grande problema da dengue se proliferar no período chuvoso: a falta de consciência da população. Os agentes de saúde tentam fazer o trabalho visitando as residências, conscientizando as pessoas e combatendo os criadouros. Para acabar com a proliferação do mosquito, porém, é preciso a contrapartida dos moradores. Muitos acham que ações consideradas simples - como não deixar utensílios no quintal que possam acumular água ou evitar plantas aquáticas - não surtem efeito, mas elas são fundamentais, pois são exatamente esses locais que o mosquito procura para se procriar.

Os criadouros do Aedes aegypti, ao contrário do que muitos acreditam, não é uma exclusividade das periferias das cidades. Em bairros considerados nobres, por trás das belas fachadas das mansões, o mosquito está escondido também. Nesses locais muitas vezes os agentes têm dificuldade para entrar e fazer o trabalho, que beneficia não apenas o morador, mas todos os vizinhos.

A dengue, que antes era tratada como uma doença sem grandes cuidados, já que as pessoas acreditavam que ela se resumia a uma grande dor no corpo, febre e mal-estar, hoje preocupa, já que a forma hemorrágica pode levar a pessoa a morte, não importa a idade, a classe social ou o bairro onde mora. Ninguém está imune, já que a falta de consciência de algumas pessoas atinge direta ou indiretamente aqueles que fazem o dever de casa. A população precisa aprender a pensar que a dengue não é um problema para apenas o vizinho resolver. O mosquito só será combatido se cada cidadão sair do comodismo e fizer a sua parte.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet