Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

PESO PESADO DA ALEGRIA

Movimento comunitário perde Buda, fundador do Jardim 1º de Março e pioneiro na defesa da cirurgia briátrica

O líder comunitário Wanderley da Rocha Ananias, um dos fundadores e ex-presidente da Associação dos Moradores do Jardim 1º de Março,..

Foto: Jamilson Adriano Moura / Divulgação

Wanderley da Rocha Ananias

Wanderley da Rocha Ananias

O líder comunitário Wanderley da Rocha Ananias, um dos fundadores e ex-presidente da Associação dos Moradores do Jardim 1º de Março, na região Norte de Cuiabá, faleceu na noite desta terça-feira (01/07), vítima de parada cardiorespiratória, provocada por complicações de diabetes e hipertensão. Também foi diretor da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb).


Leia também:
Especulação de saída do PP de Mato Grosso da base de Taques irrita dirigente: “não sei de onde tiraram isso”
Presidente do PT confirma reunião com cúpula do PSD e oferta de vagas de suplência ao Senado

Ele vinha lutando contra a doença há alguns meses, chegando a eliminar mais de 30 quilos do seu peso, neste ano. A previsão inicial da saída do féretro do Jardim 1º de Março para o cemiério é às 9 horas desta quinta-feira (03/06).

Apaixonado pelo barirro, em 2007-08, foi presidente da Associação dos Moradores do Jardim 1º de Março e solicitou que, quando morresse, fosse velado no Centro Comunitário. Seu desejo foi cumprido.

Conhecido pelas crianças como "o Peso Pesado da Alegria", Buda era conhecido por seu humor sarcástico e tiradas inteligentes. No final da década de 1990, partiu dele a iniciativa de promover o "Dia das Crianças com Palhaço e Pipoca", envolvendo vários bairros da Grande Morada da Serra - região Norte de Cuiabá.

No início dos anos 2000, ao lado do ex-vereador Josué de Souza Júnior, Buda Ananias foi um dos líderes do movimento que se espalhou pelo Brasil, em que era cobrado do governo a realização de cirurgia bariátrica - conhecida como "redução de estômago" - pelo Sistema Único de Saúde (SUS), numa época em que a tecnologia só estava disponível na rede privada.

Buda conseguiu vencer a burocracia e se submeteu à cirurgia. Emagreceu e chegou a ficar com metade dos quase 180 quilos habituais. Todavia, devido à diabetes e outras complicações de saúde, voltou ao peso anterior.

Viúvo desde 2004, Buda da Rocha Ananinas deixa o filho Netto da Rocha Ananias, 15 anos, e três irmãos. O seu corpo está sendo velado no Centro de Eventos do Jardim 1º de Março, na esquina do prolongadmento da Avenida Rubens de Mendonça (CPA) com a rua M, ao lado da Associação dos Moradores.

"Perdemos um companheiro valioso e que jamais se furtou de arregaçar as mangas em defesa das causas sociais", definiu o presidente da Associação dos Moradores do Nova Conquista, Jamilson Adriano Moura, amigo de longa data de Buda.

"Era um ícone da luta comunitária e símbolo da alegria, no bairro. Sem dúvida, uma perda irresparável e insubstituível", avaliou Edio Martins de Souza, presidente da Ucamb, entidade da qual Buda foi diretor.

A presidenta da Associação do Jardim 1º de Março, Regina Lúcia Santos, iniciou o movimento para dar o nome de uma rua para Buda. "Ele merecia muito mais, porém, vamos reivindicar primeiro o nome de uma rua", definiu Regina Santos.

Centenas de pessoas de diversos bairros de Cuiabá estão no local. A família recebeu as condolências e coroas de flores do governador Silval Barbosa (PMDB); do ex-goverandor e senador Blairo Maggi (PR); do deputado estadual José Geraldo Riva (PSD); e do presidente da Ucamb, Edio Martins de Souza.

Em respeito ao falecimento de Buda, Edio Martins decretou luto comunitário por três dias, quando as bandeiras das associações de bairros e centros comunitários de Cuiabá obrigatoriamente serão hasteadas a meio mastro. (Colaborou Manoel Rufino de Oliveira Júnior).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet