Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

CASO DE POLÍCIA

Amarelinhos registram 200 boletins e defendem uso de spray de pimenta no serviço

Foto: Reprodução/Whatssap

Amarelinhos registram 200 boletins e defendem uso de spray de pimenta  no serviço
Cerca de 200 boletins de ocorrências foram registrados nos últimos dois anos por agentes de trânsitos, os ‘amarelinhos’, em Cuiabá. Os dados são do Sindicato dos Agentes de Trânsitos de Cuiabá e incluem golpes de machado contra a cabeça dos profissionais, além de ameaças com armas de fogo, além de agressões físicas e atropelamentos. Na manhã de hoje, (15), o representante dos agentes de trânsito Jeancarlos Costa Campos foi à Câmara de Vereadores e usou a tribuna para pedir mais segurança no trabalho. 


Leia mais
Amarelinho e motorista trocam socos e mordidas depois de aplicação de multa em Cuiabá

Para ele, o agente de trânsito trabalha em uma situação de insegurança, “sem saber se chegará vivo em casa”. Jeancarlos defendeu a utilização de armas não letais e spray de pimenta pelos agentes, como uma forma de defesa.

O último registro policial envolvendo um amarelinho ganhou repercussão na imprensa depois de vídeos e a imagem do dedo machucado do agente terem se propagado através do serviço de mensagens instantâneas whatsapp e rede social Facebook.

No último dia 10, na rua Treze de Junho, em Cuiabá, o agente Luiz Cláudio Nunes da Silva, 45 anos foi mordido pelo comerciante Ezequiel Cândido, 40 anos que foi multado por estacionar em local proibido. Um dos vídeos que tem duração de um minuto e trinta e oito segundos mostra o ‘amarelinho’ e o motorista caídos no chão trocando socos.
Na ocasião, a Prefeitura de Cuiabá informou que o agente foi afastado de suas funções e uma sindicância foi aberta pela Secretaria de Transporte de Cuiabá e Procuradoria do Município.

A reação do amarelinho foi defendida pelo sindicato. Para o vice-presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Cuiabá, Sandoval Junior, Luiz Nunes agiu em legitima defesa depois de quase ter o dedo ‘decepado’ pela mordida do motorista multado.

Sandoval Junior também defendeu um Projeto de Lei Complementar que tramita no Congresso Nacional deverá regulamentar a carreira dos Agentes em todo país. A expectativa é que com a normatização os trabalhadores possam fazer uso de armamentos não letais durante a abordagem. “Essa é até uma forma de intimidar uma possível agressão e até mesmo evitar mortes que já vem ocorrendo em outras regiões do país”, defende.

Atualmente existem em Cuiabá uma frota de mais de 370 mil veículos castrados no Departamento Estadual de Transito (Detran) e para atender esta demanda, a secretaria de Transporte Público conta com aproximadamente 200 agentes fiscalizadores.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet