Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Em mato Grosso

Presas são obrigadas tirar a roupa e tem genitálias fotografadas, denuncia Pastoral

Foto: Pastoral Carcerária de Cuiabá

Presas são obrigadas tirar  a roupa e tem genitálias fotografadas, denuncia Pastoral
A Pastoral Carcerária de Cuiabá denuncia a ocorrência de abusos dentro da Penitenciária Central Feminina de Cuiabá, Ana Maria do Couto. Conforme o documento protocolizado na Defensoria Pública do Estado, em junho, as presas são obrigadas a tirar  a roupa na frente de servidores homens, tem suas genitálias fotografadas e são atacadas com spray de pimenta.


Leia mais
Produtos roubados no comércio são vendidos no shopping popular; associação rechaça

O documento descreve que as reeducandas são submetidas a procedimentos que “as obrigam a ficarem completamente nuas em filas, sob a luz de fortes refletores, e fazerem o conhecido agachamento”, diz trecho do documento.

Os abusos começaram a ser  revelados depois da morte da detenta  Rosilda Pompeo de Oliveira, de 24 anos, que morreu em maio deste ano depois de ter 70% de seu corpo queimado. A Pastoral aponta que durante a celebração de uma missa dentro da unidade prisional, algumas detentas revelaram os casos de abusos e violação de direitos humanos.

Todas as situações descritas pelas presas foram pontuadas no documento entregue à Defensoria Pública e também nos Conselhos Estadual de Defesa da Mulher, Estadual de Defesa do Idoso, e  ainda no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos

A infraestrutura da unidade também foi questionada pela entidade, dentre elas está o fechamento da creche instalada dentro do presídio. Tanto a creche quanto o espaço destinados para recepção das visitas foram desativadas para reformas, entretanto as obras encontram-se paralisadas.

Outro lado

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejhud), na tarde de terça-feira (15), representantes da secretaria estiveram na unidade para escutar os relatos das reeducandas. A assessoria informou que os dois homens que atuam na unidade somente podem atuar na segurança externa. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet