Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Educação

Abicalil trata de investimentos para a TV da UFMT com diretor da Empresa Brasileira de Comunicação









A ampliação da capacidade de transmissão da TV Universitária, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi à pauta da audiência, nesta quinta-feira (16), na Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). O deputado federal Carlos Abicalil (PT) e a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli, apresentaram pleitos ao diretor de Serviços da EBC, José Roberto Garcez.

De acordo com a reitora, a TV Universitária está passando por um processo de expansão, tanto na programação quanto na transmissão, e precisa de investimentos. Segundo ela, a TV necessita de um novo transmissor com maior capacidade, uma antena de transmissão, novas câmeras de filmagem e contratação de pessoal. “Infelizmente há pontos vácuos de transmissão dentro da capital, Cuiabá, que arranha a boa qualidade de transmissão da TV. A comunicação é fundamental e a TV Universitária nos coloca ao acesso da democratização. Porém, não adianta aperfeiçoar a programação sem investimentos em equipamentos e pessoal técnico”, explicou a reitora.

O deputado Abicalil, avalia que a TV Universitária é um patrimônio do Estado de Mato Grosso e que precisa receber de contrapartida na integração com a EBC as condições operacionais para que o potencial possa ser desfrutado pelo conjunto da sociedade. “Entendemos que a TV Universitária pertence à EBC. Neste sentido a Empresa Brasileira de Comunicação é responsável igualmente pela qualidade da programação e intensidade do sinal para que seja acessível à população este bem, imaterial e cultural, possa ser desfrutado pela população”, destacou.

O parlamentar informou que há um programa sucessivo de levantamento das necessidades técnicas e operacionais do ponto de vista de infra-estrutura e equipamentos. “Os primeiros investimentos devem ocorrer nos meses de agosto e setembro deste ano e, consequentemente, a perspectiva de ampliação do quadro de pessoal técnico de apoio para dar suporte. A longo prazo também estamos discutindo a implementação do sinal digital e a expansão da capacidade produtiva para além do Campus de Cuiabá. Isto significa a expansão dos serviços da própria TV Universitária e sua diversidade. Outra possibilidade, para um período futuro, é aproveitar a TV Universitária para a Educação à Distância”, adiantou Abicalil.

O diretor de Serviços da EBC, José Roberto Garcez, disse que o compromisso da Empresa Brasileira de Comunicação é a consolidação do sistema público de comunicação e a parceria das universidades públicas é fundamental.

“Provavelmente na próxima semana iremos promover assinatura de termo de colaboração que regularizará a operação das emissoras universitárias. Este compromisso dará a EBC a responsabilidade de aplicar investimentos nas emissoras universitárias. Nossos técnicos estão percorrendo as TV´s Universitárias nos estados brasileiros, de modo a fazer um levantamento detalhado das necessidades como aparelhos. Quanto à contratação de técnicos, a EBC está estudando a possibilidade de contratar mediante projetos especiais e legais”, explicou Garcez.

A reitora da UFMT enviará na próxima terça-feira (21), um relatório à direção da EBC em que aponta as necessidades da TV Universitária da UFMT. A idéia é comparar com a ficha técnica levantada pelos técnicos da Empresa Brasileira de Comunicação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet