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Quarta-feira, 26 de junho de 2024

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Curso de fonoaudiologia alcança nota máxima no Enade e Univag se destaca

Foto: Univag/Divulgação

Curso de fonoaudiologia alcança nota máxima no Enade e Univag se destaca

O curso de fonoaudiologia alcançou a nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Já os cursos de Agronomia, Educação Física e Serviço Social conquistaram conceito 4. Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Radiologia alcançaram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) 3, nível considerado pelo MEC como de boa qualidade.



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Segundo a assessoria da instituição, o resultado reflete o planejamento orientado para a qualidade do ensino e investimentos no corpo docente e na infraestrutura. “O Univag se posicionou estrategicamente para atuação em alta qualidade. Com isso, adotou uma filosofia de educação por competências, que privilegia a inovação educacional e o protagonismo dos estudantes, com altos reflexos na atuação profissional. Temos ainda investido sistematicamente na capacitação de nosso corpo docente (majoritariamente formado por mestres e doutores), bem como na garantia da infraestrutura moderna e orientada para as necessidades do mercado de trabalho”, explicou o vice-reitor, professor Flávio Foguel.

Ele destacou ainda que a meta de resultado para os cursos ofertados pelo UNIVAG é a conquista da nota 4 ou 5, seja no Conceito Preliminar de Curso (CPC) ou no Conceito de Curso (CC). Atualmente, dos 39 cursos ofertados pela Instituição, 19 já alcançaram esta meta, 12 cursos tem conceito 03 e 08 são novos e aguardam o reconhecimento pelo Ministério da Educação.

 “Todos os nossos cursos conquistaram o nível de boa qualidade indicado pelo MEC. E nosso direcionamento estratégico é a excelência, por isso buscamos a nota 04 ou 05, enfatizou Foguel”.

 O Enade é uma avaliação do Ministério da Educação e avalia os  cursos de nível superior oferecidos no país pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Esta avaliação acontece de duas formas: in loco, quando avaliadores designados pelo MEC visitam a Instituição para credenciá-la e avaliar seus cursos; e pelo ciclo trienal do Sinaes.

 Da avaliação in loco, surgem dois importantes conceitos: o Conceito Institucional (CI), que avalia a Instituição de Ensino de forma sistêmica, e o Conceito de Curso (CC), que avalia os cursos oferecidos pela Instituição.

 Já o Ciclo Avaliativo do Sinaes acontece de três em três anos, e dele decorrem outros dois importantes conceitos de avaliação: o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia o Curso, e o Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a Instituição.

 No Conceito Preliminar de Curso (CPC), são avaliadas as seguintes variáveis: ENADE – Nota do Concluinte (20%), o IDD - Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observados e Esperados (35%), a Proporção de Docentes Mestres (7,5%), a Proporção de Docentes Doutores (15%), o Regime de Trabalho dos Docentes (7,5%), a percepção dos alunos para a qualidade da Infraestrutura (5%), a percepção dos alunos para a qualidade pedagógica (7,5%) e a percepção dos alunos sobre as oportunidades de ampliação de formação oferecidas pela instituição (2,5%).

Ainda segundo a assessoria,  Flávio Foguel alerta que os principais conceitos de avaliação ficam disponibilizados no site do MEC (http://emec.mec.gov.br) para consulta da sociedade. “Há de se ter muito cuidado nesta análise, pois frequentemente o que se divulga é apenas a Nota dos Concluintes – o ENADE, que tem peso de apenas 20% na avaliação, o que leva a conclusões equivocadas. Deve-se considerar o CPC – Conceito Preliminar de Curso, que efetivamente proporcionará uma avaliação mais completa da qualidade do curso”. 

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