Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Segurança Pública

Devolução de policias cedidos e força-tarefa em contratos do Detran são metas para cem dias

Devolução de policias cedidos e força-tarefa em contratos do Detran são metas para cem dias
Tratativas que possibilitem um diálogo visando cronograma para a 'devolução' de policiais que estão na ativa, mas que permanecem à disposição de outros órgãos, assim como a implementação da jornada voluntária dos policiais militares com pagamento máximo de R$ 600 por mês, são metas de trabalho pactuadas pelo secretário de Segurança Pública (Sesp), Mauro Zaque.  Sua equipe terá prazo de cem dias, conforme contrato assinado com o governador Pedro Taques (PDT), para dar cumprimento a um total de 65 ações, que foram subdivididas em áreas integração e regionalização, Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Polícia Judiciária, Polícia Militar,  Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e Gestão. 


Leia Mais:
Investimento na segurança foi reduzido em 60% e MT terá dificuldade para reposição de munições

Com o registro de quase 500 assassinatos em 2014, uma das ações pontuadas no documento  trata do mapeamento das zonas de concentração dos assassinatos, perpassa ainda pelo fortalecimento das equipes de investigações das Delegacias de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande, além da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Delegacia de Repressão à Entorpecentes (DRE). Um diagnóstico contendo ainda lista de criminosos com perfil que impactam de forma contundente nos índices de segurança pública e diagnósticos de zonas quentes de criminalidade.

O planejamento firma ainda ações que possibilitem melhorar o atendimento ao público. Com demanda de mais de mil policiais civis,  uma das medidas dispõe sobre  reorganização dos plantões. A Derf de Cuiabá, por exemplo,  deixa de operacionalizar o plantão que será  reativado na região Sul da capital. Há planejamento para instalação de um novo plantão, dessa vez, com foco para região do Grande CPA.

Já no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT)  está programada a  mudança do sistema de lacre dos veículos. Hoje, a frota do Estado estimada chegava a 1.646.597 veículos. Haverá ainda, de acordo com o documento assinado, a instalação de força-tarefa nos contratos do órgão, além de mudança no sistema operacional com limitação de acesso e perfis.  Para chefiar o Departamento, Taques escolheu o delegado fazendário Jarbas Elizandro Rogers. Haverá ainda mutirão de fiscalização em todas as autoescolas credenciadas.

Uma das principais deficiências na segurança pública é quanto a recursos humanos. Hoje, a  Polícia Militar trabalha com metade do efetivo ideal para atendimento. São pouco menos de sete  mil policiais para atendimento a 141 municípios. Na Policia Civil, são menos de quatro mil homens entre investigadores e escrivães. No Corpo de Bombeiros, são apenas 900. Os números evidenciam a sobrecarga de trabalho e a insatisfação da população no quesito.

Ao assinar os contratos com o secretariado, o governador Taqeues destacou que os documentos elencam providências e ações, bem como as medidas que serão tomadas por cada Secretaria e cada gabinete nos próximos 100 dias.  
                                                                         
"Este acordo de resultado tem o objetivo de fazer, ao final desses 100 dias, uma avaliação do que foi realizado, assim como manter o cidadão informado, já que faremos uma administração pública transparente”, declarou. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet