Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

2014/2013

Ministério aponta redução em 85% no número de óbitos pela dengue em MT

Ministério aponta redução em 85% no número de óbitos pela dengue em MT
O número de mortes em decorrência da dengue em Mato Grosso apresentou redução de 85%. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que foram registradas quatro mortes em 2014 e 27 no ano retrasado.  O número de notificações também seguiu  tendência de queda. Foram 7.198 registros de janeiro a dezembro de  2014 e no mesmo período do ano passado, 35.190. Na região Centro-Oeste, a somatório nesse período é de 114.041 registros.


Leia Mais:
Motorista morre arremessado de cabine em colisão entre caminhão e bitrem

No país, os  óbitos por dengue também apresentaram redução em 2014. Neste ano, foram 405 mortes, contra 674 confirmadas no ano passado, redução de 40%. Com início do período de chuvas, é fundamental que a população reforce as ações para a eliminação dos criadouros dos mosquitos Aedes aegypti. No país,  os casos de dengue registrados no país apresentam uma redução de 59,5%, em comparação ao mesmo período de 2013. Foram 1,4 milhão de casos em 2013 contra 587,8 mil em 2014.

A redução se deve a parceria com estados e municípios, o Ministério da Saúde realiza o Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), considerado um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue. O levantamento possibilita aos gestores locais de saúde anteciparem as ações de prevenção. Até o momento, 1.824 municípios realizaram o LIRAa, um crescimento de 26,8% em relação aos 1.438 municípios que fizeram a pesquisa no ano passado. A pesquisa identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito.

Desde novembro do ano passado, o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de saúde veiculam a campanha de combate à dengue e ao Chinkungunya, que tem como slogan “O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também”. São divulgadas orientações à população sobre como evitar a proliferação dos mosquitos causadores das doenças e alertar sobre a gravidade das enfermidades.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet