Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Acordo com o governo

Crea questiona qualidade das obras da Copa: "Não sei se vai aguentar mais que 50 anos"

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Crea questiona qualidade das obras da Copa:
O presidente do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), Juares Silveira Samaniego, revelou não saber se as obras feitas com vistas à Copa do Mundo de 2014 aguentarão até 150 anos: “Não sei se a obra, que seria para durar até 150 anos, vai aguentar mais que 50”. A instituição se reuniu na última sexta-feira (09) com o Governo do Estado para firmar um acordo de compartilhamento de informações.


Leia mais:
Garantia de aviação regional como prioridade deverá beneficiar Mato Grosso; entenda
 
Com isto, todos os relatórios de perícias das obras realizadas para a Copa do Mundo que o Governo de Mato Grosso receber serão a partir de agora compartilhados com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) para que se faça uma análise técnica das informações. O acordo foi feito entre o presidente do Crea e o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques.
 
Sobre as obras, o presidente do Crea disse que: “Cair não vai, mas não sei a obra, que seria para durar de 100 a 150 anos, vai aguentar mais que 50. Nas trincheiras, por exemplo, é visível água minando das paredes. Não sabemos de onde vem essa água, se ela vai chegar à ferragem”. Também não há como apontar um culpado, já que instituição não teve acesso a nenhum documento, apesar de tê-los solicitado.
 
A decisão de firmar o acordo foi tomada após o secretário tomar conhecimento de que o Crea, durante todo o período da execução das obras, tentou ter acesso aos projetos para análise, mas nunca teve retorno concreto da então Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo – Fifa 2014. Os serviços prestados não trarão custos ao Estado.
 
“Precisamos dar tranquilidade para a população e garantir a qualidade do que será feito”, ressaltou Paulo Taques. Também há a possibilidade de um convênio ou Termo de Cooperação Técnica com o Crea para a fiscalização de todas as obras no Estado. A ideia é fazer com que o custo das fiscalizações seja reduzido, isso porque Conselho acionaria profissionais das localidades onde as obras estão sendo feitas, economizando com transporte, diárias e até mesmo honorários. A proposta, no entanto, ainda será avaliada e discutida por mais tempo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet