Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política MT

ELEIÇÃO DA MESA

Governo trabalha por Maluf presidente e disputa acirrada vai definir 1º secretário

Foto: José Medeiros / Secom-MT

Governo trabalha por Maluf presidente e disputa acirrada vai definir 1º secretário
Faltando apenas 9 dias para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (AL), o cenário final começa a ser desenhado. Consciente da importância de se garantir uma vitória nesse processo, o governo trabalha por uma composição entre as duas chapas apresentadas até o momento. Guilherme Maluf (PSDB), aliado do governador Pedro Taques (PDT), é o favorito para ser o presidente. A primeira secretaria fica com o PR. A briga, no entanto, vai ser acirrada. Estão no páreo os deputados estaduais Emanuel Pinheiro, Nininho e até mesmo Mauro Savi.


Leia mais
Aliado de Taques afirma que só existe uma chapa em discussão; 'teremos maioria absoluta'
 
Nos últimos dias os parlamentares envolvidos diretamente na disputa têm participado de reuniões constantes com interlocutores do Executivo. Pedro Taques designou o secretário chefe da Casa Civil, Paulo Taques, seu homem de confiança, para coordenar a participação do Palácio Paiaguás no processo. Em alguns momentos, porém, participou diretamente de conversas com os deputados.
 
A última delas aconteceu na última terça-feira (20) a noite, em seu gabinete, quando recebeu Maluf. Taques também recebeu o ex-governador e hoje senador Blairo Maggi (PR), que foi intervir pelo seu aliado Mauro Savi junto ao governador, que mostra resistência em função do parlamentar pertencer a atual Mesa Diretora, presidida por José Riva (PSD).
 
O chefe do Executivo faz questão de ter um presidente da sua coligação. Isso colocou Maluf em vantagem no processo. O deputado representa um grupo que está com Taques desde 2010, quando ele disputou e foi eleito senador por Mato Grosso.
 
A disputa acirrada então seria pela primeira secretaria. Emanuel Pinheiro, que se coloca como candidato a presidente, é o nome preferido do secretário chefe da Casa Civil para completar a chapa de Maluf. O republicano, no entanto, passou a ter como concorrente o correligionário Nininho, que conta com a simpatia do governador e ainda é apoiado por lideranças como o empresário Eraí Maggi (PP).
 
Mauro Savi, apesar da resistência, também não está descartado e aposta na proximidade de Maggi com Taques para aparar as arestas e emplacar seu nome. Ele também já se reuniu com Taques, que teria lhe dito que não tem nenhuma objeção à sua indicação. Longe de Mauro, entretanto, o governador deixa claro seu veto ao deputado.

Deputado de confiança do governador, o pedetista Zeca Viana confirmou as discussões e garantiu que hoje existe apenas uma chapa em discussão. "Hoje existe só uma chapa e existe também a necessidade de um entendimento para unificar de vez o projeto, talvez abrir uma vaga aqui, outra ali. Isso vai ser construído nos próximos dias, com muito diálogo. O Pedro sabe que tem uma chapa compromissada com a necessidade de mudança, de transparência. Acredito em entendimento e vamos fazer uma maioria absoluta”, ressaltou Viana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet