Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Política MT

MODERNA E FRÁGIL

Insegurança elétrica e eletrônica, erro de projeto e falhas estruturais podem impedir Arena Pantanal de abrir campeonato de MT

22 Jan 2015 - 17:27

Da Redação - Ronaldo Pacheco / Da Reportagem Local - Wesley Santiago

Foto: Secopa/MT

Insegurança elétrica e eletrônica, erro de projeto e falhas estruturais podem impedir Arena Pantanal de abrir campeonato de MT
A abertura do Campeonato Mato-Grossense de Futebol, prevista para a tarde do dia 1 de fevereiro, corre o risco de não acontecer na Arena Pantanal, uma das mais modernas praças desportivas do mundo. O alerta partiu dos secretários Gustavo Oliveira, de Projetos Estratégicos, e Leandro Carvalho, de Cultura e Esporte, após visita ‘in loco’, na tarde desta quinta-feira (22), acompanhados de dirigentes da Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e jornalistas.


Leia também:
Governo estuda ‘fechar’ Arena Pantanal para concluir obras e decisão deve sair até sexta
 
“Existe a preocupação de que as chuvas possam afetar os componentes elétricos e eletrônicos da Arena. É certo que, do jeito que está, chuva forte derruba o sistema. Nossa expectativa é de que o estádio estivesse pronto para receber os jogos, mas chuvas severas trouxeram problemas de inundações e goteiras”, afirmou Gustavo Oliveira.
 
A Construtora Mendes Júnior e outros fornecedores serão feitos pelo seguro da obra e estão sendo chamados para fazer os reparos em garantia. “A Arena foi construída para sediar os jogos da Copa do Mundo e o fez com louvor. Mas vieram as chuvas e os problemas apareceram. A Arena não está interditada, mas, sim, necessita  de reparos emergenciais”, afiançou o secretário do Gabinete de Projetos Estratégicos.
 
A determinação do governador José Pedro Taques (PDT), segundo Gustavo, seja feito o máximo de esforço para que a praça esteja pronta em 1 de fevereiro. Porém, ele assegurou que a FMF está ciente desde o começo e que tem se empenhado para ajudar,  principalmente na conservação do gramado, com técnicos especializados.  
 
Gustavo Oliveira apontou que as exigências da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros serão cumpridas, mas trata-se de uma corrida contra o tempo. “É preocupante, porque a Arena não estaria pronta para receber um grande público, principalmente uma rodada dupla. Com a intensificação das chuvas, problemas que não apareciam, passaram a ser percebidos”, justificou ele, em questionamento da reportagem do Olhar Direto.
 
A construtora Mendes Júnior apresentou uma dívida superior a R$ 70 milhões. Gustavo Oliveira afirmou que não há previsão de pagamento, porque os valores estão passando por auditoria e somente depois é que Pedro Taques irá decidir.  Até a próxima terça-feira (27) haverá uma decisão se a Arena Pantanal será utilizada ou não.
 
“Vamos eliminar os riscos e aí abrir a Arena. Não pode abrir do jeito que está hoje. Problemas de projetos que não são da construtora, principalmente de drenagem na área do subsolo, surgiram e outras soluções de drenagem devem ser encontradas”, definiu Gustavo.
 
A Arena Pantanal passará por intervenções emergenciais para sanar os problemas, porque  somente será aberta se não oferecer riscos aos torcedores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet