Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política MT

ÚLTIMO SUSPIRO

Eleito pelo grupo de Silval, Pinheiro explora nome da chapa de Taques e promete mudanças para ganhar Presidência

Foto: Reprodução

Eleito pelo grupo de Silval, Pinheiro explora nome da chapa de Taques e promete mudanças para ganhar Presidência
Faltando uma semana para a escolha da Mesa Direto da Assembleia Legislativa, o candidato a presidente, Emanuel Pinheiro (PR), aproveitou o afunilamento entre seu nome e o de Guilherme Maluf (PSDB) na disputa e tentou dar um passo a frente. Ele expôs oficialmente suas propostas e passou a usar  “emprestado” o slogan “Coragem e Atitude Para Mudar”, homônimo ao da coligação que elegeu Pedro Taques (PDT) governador de Mato Grosso, isto apesar de ter sido eleito pelo grupo do ex-governador Silval Barbosa, fazendo parte da coligação “Amor a Nossa Gente”, encabeçada por Lúdio Cabral (PT). 

 

Leia mais:
Maluf se consolida como candidato de Taques e agora briga é pela 1ª secretaria
Nininho defende que até 40% de duodécimo da Assembleia seja convertido em emendas parlamentares para investimentos


Além do nome da chapa, Pinheiro também incorporou o discurso de renovação e mudança, que foi o grande mote da campanha eleitoral vitoriosa de Pedro Taques. Nessa perspectiva, Pinheiro destaca sua proposta de “redução, significativa, do duodécimo anual destinando o percentual reduzido em benefícios para a população”.

O republicano prega ainda o impedimento da candidatura à mesa dos deputados que tenham ocupado os cargos de presidente ou 1º secretário no primeiro biênio da legislatura vigente.
 
Em uma cartilha com total de vinte propostas ele cita a busca por um “Parlamento dinâmico, representativo e independente”, Emanuel Pinheiro tenta articular novos rumos para a gerência da Casa de Leis. De mãos dadas com Botelho (PSB), candidato a 1º secretário, Pinheiro enseja pela captação de forças para o possível duelo contra o deputado Guilherme Maluf (PSDB), considerado favorito no atual cenário.
 


Nos bastidores, os comentários são de que mesmo com o importante passo dado por Emanuel Pinheiro, as definições para a presidência da AL parecem ter traços cada vez mais firmes e definidos assinalando pela escolha de Guilherme Maluf. O Olhar Direto havia noticiado (veja aqui), na última sexta-feira (23), que o parlamentar pela coligação do governador teria avançado nas conversas com o Palácio Paiaguás e estaria praticamente definido como o candidato do governo. A batalha, agora, seria apenas pela primeira secretaria.
 
Confira a lista de metas apresentadas por Emanuel Pinheiro:
 
1 – Valorização do Deputado Estadual e a garantia de condição para o exercício do mandato Parlamentar.
 
2- Recuperação do protagonismo Legislativo, com agenda que contemple mais Projetos de Lei e Propostas de Emendas Constitucionais de interesse popular elaborados pelos parlamentares.
 
3- Rigoroso respeito e transparência em relação a publicação da movimentação financeira quadrimestral.
 
4- Redução significativa do duodécimo anual, promovendo um amplo diálogo similar em todos os  Poderes e Instituições, destinando o percentual reduzido em benefícios para a população.
 
5- Convocação dos aprovados no último concurso promovido pela Casa de Leis, bem como o chamamento do cadastro de reserva, caso seja necessário.
 
6- Auditoria sistemática de todas as atividades desenvolvidas e aprimoramento do sistema de controle interno da Assembleia Legislativa.
 
7.1- Ampliação do sinal e regionalização do Rádio e TV Assembleia, com objetivo de permitir  maior divulgação do trabalho parlamentar. Continuaremos avançando na universalização do sinal para todos os mato-grossenses.
 
7.2- Viabilização de cobertura das atividades parlamentares nos municípios, ou região, pela TV Assembleia. A mesma Política será aplicada na expansão da Rádio Assembleia.
 
8- Investimento no Instituto Memória eternizando a história legislativa do estado de Mato Grosso, transformando o espaço em um importante acervo para o presentes e futuras gerações.
 
9- Fortalecimento da Escola do Legislativo com ampliação de cursos e Pós-Graduação.
 
10- Fomentar a participação popular nas audiências públicas, reuniões das Comissões Permanentes e Sessões Plenárias, possibilitando uma maior transparência e credibilidade dos atos legislativos, com intuito de adquirir subsídios para elaboração de Projetos e organização da Pauta.
 
11- Ampliação dos convênios do espaço Cidadania, com atendimento “móveis” nos bairros da região metropolitana e interior do estado.
 
12- Instituir atribuição de fundos para os demais cargos da Mesa Diretora, vedando a reeleição do Presidente e 1º secretário na eleição subsequente.
 
13- Reforma administrativa visando à valorização do servidor e a otimização da gestão e a modernização digital, sobretudo dos gabinetes parlamentares.
 
14- Ampliação do diálogo com os servidores e suas representações.
 
15- Rigoroso zelo pela moralidade do mandato Parlamentar, com fortalecimento da Corregedoria, Ouvidoria, Conselho de Ética e Procuradoria, para apura, com eficácia, transparência, julgando com celeridade e imparcialidade todas as denúncias.
 
16- Pauta de votações definida pelo Colégio de Líderes, com previsão das proposições e divulgação antecipada aos deputados.
 
17- Implementação das Emendas Individuais Impositiva e instituir Emendas Coletivas.
 
18- Fortalecimento da ação da Procuradoria Parlamentar em defesa da Casa e das prerrogativas dos deputados.
 
19- A presidência da Assembleia Legislativa atuará para garantir integralmente todas as prerrogativas parlamentares.
 
20- Aprofundamento das relações com o Parlamento Federal, Parlamentos Estaduais e com os segmentos organizados da sociedade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet