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Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Projeto enfatiza valores éticos e morais em adolescentes privados de liberdade

O projeto “Aprendendo a Ser e a Conviver através do Xadrez”, promovido pelo Centro Socioeducativo de Cáceres, que objetiva a formação integral e de vínculo do adolescente em conflito com a lei a partir da socioeducação, tem transformado a vida dos educandos. Fazendo com que o aluno se depare com situações do ensino aprendizagem, que dê a possibilidade de arriscar, vacilar, decidir, simular e errar, sem que isto implique algum tipo de humilhação ou constrangimento, o Governo do Estado tem resgatado muitos adolescentes de um histórico de vida prejudicial. 


A prática esportiva por meio do xadrez integra as várias dimensões da personalidade: afetiva, motora e cognitiva, contribuindo também para formação de atitudes sociais, respeito mútuo, solidariedade, corporação, obediência as regras, senso de responsabilidade, iniciativa pessoal e grupal. 

O gerente do Centro, Juliano Cláudio Alves, explica que a formação do vínculo educativo se fundamenta na perspectiva da Pedagogia da Presença, sobre a qual pode se dizer que o vínculo é um processo motivado que tem direção e sentido, tratando-se de uma interação de significado profundo e facilitadora de todo o processo. “Trata-se de um canal aberto para a aproximação, para o fornecimento de modelos e aprendizagem e para as transformações almejadas pelo processo da socioeducação”. 

De acordo com Alves, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) busca enfatizar nestes jovens valores como o comprometimento, a cooperação, a liderança, o espírito de equipe, valores éticos e morais, dentre estes a solidariedade, a responsabilidade, noção de justiça, humildade, honestidade e amizade. Estes valores são enfocados e reforçados através da participação dos alunos na modalidade esportiva de xadrez. 

Além dessas práticas, o trabalho desenvolvido junto ao educando se constitui produtivo via prática da presença educativa, isto é, pelo estabelecimento de vínculos humanos de consideração e afeto com adultos. “Resolvemos desenvolver atividades que pudessem contribuir para o desenvolvimento de um ambiente mais tranquilo e amigável, através do favorecimento da interação dos alunos com eles mesmos, com seus pares em sala e fora dela”, diz o gerente do Centro Socioeducativo de Cáceres.
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