Os moradores dos bairro Residencial Ilza Therezinha, Picoli, Pagot, que ficam em Cuiabá, reclamam da péssima qualidade do transporte coletivo do município. Segundo a denúncia enviada ao
Olhar Direto por um dos usuários do serviço, os veículos estão ‘sucateados’ e demoram a passar. Além disto, os pontos de ônibus também estão ‘sumindo’ em meio ao matagal.
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A usuária do transporte coletivo, Bruna Souza, disse que “o sofrimento é grande para quem depende do serviço no bairro. Precisamos de ônibus para suprir a demanda. No ano passado eles retiraram a linha A08 e colocaram a 360 no bairro. Ela ajuda muito para os que precisam ir até o centro, pela Unic (Universidade de Cuiabá), mas não há veículos suficientes”.
Bruna ainda explica que “para pegar os ônibus desta linha no Terminal do CPA I, a espera é de mais ou menos uma hora, isso porque ele vem da Unic-Centro, pelos fundos da Morada do Ouro, o que torna o trajeto muito longo. Precisamos de outra linha aqui no bairro até o terminal”.
Ela ainda reclama da qualidade dos veículos que estão em uso. Segundo a denúncia, poucos ônibus têm ar-condicionado e os que têm não funcionam direito e ficam pingando e derrubando água nos bancos. Além disto, os moradores ainda citam a sujeira e a estrutura precária dos pontos (como pode ser visto na foto da matéria).
“Quem precisa pegar a linha 311 ou 301 na região da avenida Marechal Teodoro e descer na avenida do CPA, e pegar qualquer linha para ir no Terminal do CPA I, acaba pagando duas passagens. Por que não há a possibilidade de fazer integração? Não é justo isso, ter que ir a pé até o centro para pegar ônibus, sendo que têm essas linhas”, finaliza Bruna.
Vale lembrar que na última sexta-feira (23) o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), aceitou o novo valor da tarifa de ônibus da capital. Com isto, o valor passou dos R$ 2,80 para R$ 3,10. Este foi o segundo aumento que a passagem sofreu em menos de 10 meses, já que em 2014 também houve um reajuste.
Outro lado
A assessoria de imrpensa da AMTU (Assossiação Mato-grossense dos Transportes Urbanos) explicou à reportagem que os ônibus são lavados todos os dias na garagem, sempre que retornam. Porém, há ruas que não são asfaltadas e contribuem para que o veículo fique sujo, mesmo sendo limpo todos os dias. A respeito do problema com o ar-condicionado, foi dito que uma revisão preventiva é realizada a cada 10 mil km rodados, mas que uma equipe irá verificar o problema.
Já a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), informou que esta linha é muito utilizada por universitários e como este é um período de férias o número de carros trafegando é reduzido. A AMTU, revelou que a demora em horários de pico é de 20 minutos e entre-picos é de 40 minutos. A SMTU prometeu pedir a Secretaria de Serviços Urbanos para que a limpeza nos pontos de ônibus sejam feitas.
Licitação
Vale lembrar que o prefeito Mauro Mendes assinou decreto para a criação de uma comissão composta por representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana, Instituto de Planejamento e Desenvolvimento e da Procuradoria Geral do Município que deve, no prazo de 180 dias entregar um estudo de viabilidade técnica e jurídica para fazer uma nova licitação mediante concorrência pública para melhoria o serviço de transportes coletivos na capital. A última concessão foi feita em 2004, cujo prazo de vencimento era em 2012, mas foi prorrogada até junho de 2019.
(Colaborou Flávia Borges)