Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política MT

NO TIO SAM

Taques avalia que agenda intensa nos EUA serviu para mostrar potencialidades de MT e atrair investidores

Foto: GCOM-MT

Taques avalia que agenda intensa nos EUA serviu para mostrar potencialidades de MT e atrair investidores
A atração de investidores e projetos estratégicos para Mato Grosso, no curto e médio prazo, é plenamente tangível e tende a ser construída nos próximos anos. A avaliação partiu do governador José Pedro Taques (PDT), que  considerou interessante a visita que fez aos Estados Unidos, principalmente no contato com instituições financeiras e fundo de investimentos.


Leia também:
Maluf articula vinda de cúpula tucana a MT com esperança de convencer Taques
 
Pedro Taques foi recebido por diretores do Brasil nas principais instituições de crédito internacional para fomento: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Mundial (Bird). “No Banco Mundial, conversamos com a diretoria brasileira e técnicos que fazem a estruturação dos projetos para os estados do Brasil”, observou ele.

“E no BID fomos recebidos pela diretoria  e seus técnicos para discutir projetos voltados para a estrutura brasileira.  Aliás, no BID ficaram surpresos, porque   há bastante tempo não recebiam um governador de Mato Grosso”, pontuou Taques.  O último governador de Mato Grosso que buscou financiamento foi Dante Martins de Oliveira, que deixou o Palácio Paiaguás em 2002, com o programa BID Pantanal, que pode ser reformulado e gerar mais de R$ 500 milhões para investir em saneamento, na bacia pantaneira.
 
Pedro Taques foi recebido pela diretoria da Organização Internacional do Trabalho (OIT) com o compromisso de assinar, no Brasil, termos de parceria pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) para melhorar as condições de vida das populações vulneráveis, especialmente   crianças e adolescentes, além de melhorar os níveis de empregabilidade.
 
A reportagem do Olhar Direto apurou que a comitiva de Mato Grosso foi recebida pelo embaixador do Brasil nos EUA, ex-ministro Maulo Vieira, que foi cicerone de Taques. “Ele nos deu todo apoio em Washington e em Nova Iorque.
 
Pedro Taques fez palestra na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, instituição com mais de 200 anos de existência, para demonstrar a inserção de  Mato Grosso no mercado internacional. O programa de líderes globais de Columbia é um dos mais respeitados do Hemisfério Norte.
 
Na sequência, almoçou com investidores, acompanhado dos deputados federal Nilson Leitão, presidente do PSDB; estadual Guilherme Maluf (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso; secretário Seneri Paludo, de Desenvolvimento Econômico; e assessora Rita Chiletto (de assessora internacional. Ele aproveitou para buscar investidores em  turismo, hotelaria e similares, além de investidores da área de comunicação – para auxiliar crianças e jovens nas escolas públicas com aplicativos para internet.
 
Todavia, Pedro Taques demonstrou emopolgação com possível atração de investidores de energia limpa (energia verde), em parceria com  Fundo de Investimentos Pegasus.
 
“Tínhamos a certeza e confirmamos: Mato Grosso precisa ser mostrado para o mundo todo, para que possam conhecer nossas potencialidades. O que produzimos e  o que temos para o desenvolvimento”, afiançou ele. “Isso é importante para que buscar recursos [dinheiro novo] de fundos de pensão e de investidores, para que tenhamos em Mato Grosso a concretização de políticas públicas voltadas para  saúde, educação, segurança e também na infraestrutura logística”, completou o governador.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet