Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Educação

Pesquisador português fala sobre Pedagogia do Desporto a acadêmicos de Educação Física

O pesquisador Carlos Eduardo de B. Gonçalves, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Portugal ministrou nesta segunda (18.05) a palestra “Pedagogia do Desporto para uma sociedade em mudança”, no campus de Cáceres da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O evento que foi aberto ao público contou com a presença maciça de acadêmicos e corpo docente do curso de Educação Física da Instituição. 


Carlos Gonçalves que também foi treinador da Seleção de Basquetebol de Portugal entre os anos de 1988 e 2002, transcorreu sobre as correntes pedagógicas; falou sobre a necessidade que os jovens de hoje tem em entender as razões de suas atividades esportivas assim como a falta de interesse por elas; abordou questões apontadas pela Neurociência com relação à memória corporal; e apontou caminhos aos futuros profissionais. 

“Estudem, sejam honestos e nunca se esqueçam da prática. Prática e academia precisam andar juntas”, aconselhou o pesquisador que falou da necessidade do treino positivo, aquele que ensina e provoca a vontade de voltar. “Tem que haver satisfação. Crianças gostam mais de treinos construtivistas, mas além da satisfação ainda não se sabe se esses treinos têm vantagens sobre o tradicional”, afirmou o pesquisador que sugeriu a combinação dos dois. 

O ex-treinador que agora é professor visitante da Unicamp e possui doutorado pela Universidade de Coimbra fez algumas considerações sobre a investigação e organização do ensino desportivo no Brasil. “Os projetos nas grandes universidades brasileiras estão na vanguarda, não há diferenças para o resto do mundo”. A primeira impressão da Unemat foi definida como a de “Entusiasmo! Entusiasmo e vontade de fazer bem feito e de se organizar para uma pós-graduação”, explicou Carlos Gonçalves. 

As acadêmicas do segundo semestre de Educação Física Elen Caroline Tessaro e Elyana Mara Latorraca P. Castro citaram a palestra da professora Suraya Cristina Darido, autora de mais de 90 artigos na área da Educação Física, ministrada em fevereiro, que deixou como lição a criação de novas possibilidades no exercício da profissão; e apontaram a necessidade dos educadores de conscientizar seus alunos em busca de satisfação, trazida pelo palestrante desta segunda-feira. “A experiência que eles trazem motivam e ajudam o aprendizado e o nosso desenvolvimento com a busca pela ousadia no trabalho”, afirmaram as acadêmicas. 

O coordenador do curso de Educação Física da Unemat/Cáceres, professor Kleber Tuxsen Carneiro, tem a expectativa de que a Unemat seja colocada na rota acadêmica de mesmo prestígio que gozam universidades brasileiras tradicionais. “Apesar de a Unemat ser jovem e, considerando suas particularidades, a vinda de profissionais como a Suraya Darido e o Carlos Gonçalves fortalecem o curso de Educação Física no cenário nacional e internacional”, declarou Kleber Carneiro. 

A vinda do pesquisador foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leap/CNPq – Unemat) e o Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (Gepesp/ CNPq – Unicamp). O professor Riller Riverdito, do curso de Educação Física da Unemat, coordenador do Leap, membro do Gepesp e articulador da vinda do professor a Cáceres espera que esta visita seja apenas o início de uma parceria com muitos projetos em comum. 

Agenda 

O professor Carlos Eduardo participa esta tarde de reuniões com docentes do curso de Educação Física da Unemat e com a reitoria. Nesta terça-feira (19) o encontro será com acadêmicos de iniciação científica, projetos de extensão e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet