Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Setas trabalha para humanizar serviço de acolhimento

No Dia Nacional da Adoção, comemorado nesta segunda-feira, 25 de maio, o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, destacou o trabalho que o Governo do Estado vem desenvolvendo no sentido de reordenar o serviço de acolhimento em Mato Grosso. 


Uma das primeiras ações da secretaria, de acordo com o gestor, foi criar, por meio de portaria, o Comitê Estadual de Reordenamento do Serviço de Acolhimento e que tem por objetivo acompanhar o processo de municipalização com aporte técnico aos municípios. 

O Comitê ainda está contribuindo para a adequação do Lar da Criança – casa de acolhimento mantida pelo Governo do Estado – dentro das normas do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). “A instituição já chegou a abrigar cerca de 200 crianças e hoje tem pouco mais de trinta”, informou Valdiney de Arruda, reconhecendo que o modelo de abrigamento hoje praticado ainda precisa evoluir e que a missão do Estado é de adotar medidas para atingir esta meta. 

O secretário participou da abertura da Semana da Adoção do Tribunal de Justiça na manhã desta segunda representando o governador Pedro Taques. “Estamos trabalhando para proporcionar às crianças que estão aguardando adoção um ambiente cada vez mais próximo do familiar e por isso a Setas está acompanhando a criação de casas lares no Estado”, observou. 

O secretário Valdiney de Arruda enalteceu a atitude do prefeito Mauro Mendes e da esposa Virgínea Mendes de adotar uma criança. E confessou: “Depois que conheci o Lar da Criança, eu e minha esposa passamos a refletir sobre a possibilidade de aumentarmos a família por meio da adoção”. 

A solenidade de abertura da Semana da Adoção contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, Paulo da Cunha, da Corregedora Geral de Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip, do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Guilherme Maluf dentre outras autoridades ligadas à causa. 

Uma surpresa foi proporcionada por um grupo de meninas acolhidas na instituição Nosso Lar – e que aguardam adoção - sob a coordenação de Flávio Ferreira, diretor do grupo teatral Cena Onze. Uma delas interpretou a música Aquarela, emocionando a plateia. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet