Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Política MT

reajuste inflacionário

Servidores do Detran, técnicos e professores da Unemat debatem se param atividades ou acatam proposta

Foto: Ilustração:Sinetran-MT

Servidores do Detran, técnicos e professores da Unemat debatem se param atividades ou acatam proposta
Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e os técnicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e também os docentes da instituição de ensino, realizam na tarde de hoje, 26 de maio, assembleia para deliberarem sobre proposta apresentada pelo Governo do Estado que prevê um  cronograma para pagamento das perdas da inflação do ano de 2014, apresentada ao Fórum Sindical (que representa 24 categorias no Estado)

 
Contrários a realização do diálogo com o Fórum Sindical (da qual a categoria deixou de fazer parte em 2013), o Sindicato dos Servidores do Detran-MT(Sinetran-MT), chegou a emitir nota de repúdio ao Fórum na tarde de segunda-feira por considerar a atuação como desrespeitosa. A categoria realiza assembleia às 16h30. 

Leia Mais: 
Governo define data para pagamento de reajuste da inflação; sindicatos não se entendem

Já os técnicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) deliberam hoje, a partir das 15h30. De acordo com o presidente do Sindicato dos Técnicos de Educação Superior (Sintesmat), Luiz Vanderlei dos Santos, as deliberações serão realizadas simultaneamente em treze campos. “Somos 700 servidores”, explicou.
 
Ainda nesta tarde, a Associação dos Docentes da Unemat também já se encontram reunidos para deliberar se mantem o protesto ou não. Na segunda-feira, 25, os servidores cruzaram os braços. A principal solicitação é quanto ao pagamento integral da recomposição da inflação, que corresponde a 6,22%, equivalente à reposição inflacionária salarial (Revisão Geral Anual) de 2014.

Proposta do Governo 

O Governo de Mato Grosso anunciou que irá conceder reajuste de 6,22% a todos os servidores de Mato Grosso ainda no ano de 2015. O Governo do Estado já garantiu o pagamento de 3,11% do Reajuste Geral Anual (RGA) na folha do mês de maio e propôs o pagamento da outra metade em novembro. Além disso, o Governo firmou compromisso de pagar em janeiro de 2016 o valor retroativo dos meses de maio a outubro, em uma única parcela. A proposta foi bem avaliada pelos representantes do Fórum, que sinalizaram pela aceitação. 

Durante a reunião com Fórum Sindical, o secretário de Gestão Júlio Modesto lembrou que o Governo já garantiu o aumento real de salário para 11 categorias, conforme leis de carreiras aprovada da gestão passada. 

 “Com essa proposta o Governo garante que nenhum servidor público tenha perdas. Queremos pagar o valor total do reajuste inflacionário, mas não temos condições de fazer isso hoje. Com o compromisso de pagar no futuro o valor retroativo de seis meses, o governador demostra mais uma vez que tem compromisso com o servidor público”, afirmou o secretário. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet