Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

GabTCC apresenta plano de trabalho para a Rede Estadual de Controle e Gestão

O Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GabTCC) foi apresentado oficialmente para a Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso durante reunião realizada na quarta-feira (03.06), na Superintendência da Polícia Federal. A secretaria extraordinária do Gabinete, Adriana Vandoni, participou do evento e fez uma palestra sobre a atuação do órgão. 


A Rede é composta por treze instituições fiscalizadoras estaduais e federais com o objetivo de desenvolver ações direcionadas ao combate à corrupção, incentivo do controle social e compartilhamento de informações. 
 
Como membro colaborador da Rede, a secretária apresentou o plano de trabalho do GabTCC e a missão de implementar uma Política de Integridade no contexto da administração estadual, exercendo a função de compliance do governo. “O enfrentamento com rigor no combate a corrupção será a uma das marcas do governo Pedro Taques”, afirmou a secretária. O GabTCC é o primeiro no Brasil neste formato e trabalha na transversalidade em parceria e integrado com diversos órgãos. 
 
Durante a palestra a secretária explicou e destacou as principais diretrizes do Gabinete: Modernização e inovação do Portal Transparência e a implementação de Dados Abertos; Disseminação da cultura da transparência no âmbito da administração publica estadual; Monitoramento da implementação da LAI nos órgão da administração estadual; A criação do Conselho Estadual de Transparência e Combate a Corrupção; Fortalecimento dos canais de participação e controle social no âmbito da administração pública estadual; O desenvolvimento de ações de educação e conscientização de lideranças, servidores e da alta administração; Implantação do Canal de denúncia do Gabinete; Apoio a implementação de Programas de compliance nos demais órgãos da administração. 
 
Os membros da Rede destacaram a importância da gestão integrada dos órgãos para o desenvolvimento das ações na área do combate a corrupção. “A corrupção é uma praga que está destruindo o tecido social, só juntando os esforços dos diversos órgãos de prevenção, combate e controle, que poderemos almejar uma mudança”, disse a secretária. 
 
Participaram da reunião a Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Estadual (MPE), Controladoria Geral do Estado (CGE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público de Contas (MPC), Polícia Federal (PF), Tribunal de Contas da União (TCU), Conselho Regional de Agronomia (CREA) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet