Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Cepromat completa 42 anos de criação e se consolida como provedor tecnológico do Estado

O Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat) completa 42 anos nesta quinta-feira (18.06). Criado pela Lei n. 3.359, de 18 de junho de 1973, passou por várias transformações ao longo dos anos, consolidando-se em 2015 como provedor tecnológico do novo modelo de gestão do Estado.

 
Empresa pública dotada de personalidade jurídica de direito privado, o Cepromat tem a missão de prestar serviços na área de Tecnologia da Informação, priorizando o desenvolvimento de ferramentas e softwares que visam garantir a transparência das ações realizadas pelo Governo e promover melhorias na gestão. 
 
“Dar transparência às ações do governo e prestar serviços com alta tecnologia são determinações do governador Pedro Taques. Queremos disponibilizar o máximo de informações aos cidadãos e facilitar o acesso a elas, por isso os serviços desenvolvidos pelo Cepromat são muito importantes”, afirmou o secretário de Estado de Planejamento, Marco Marrafon.
 
O presidente do Cepromat, Evaristo Fava, ressaltou a importância da utilização tecnologia para a execução de projetos e serviços voltados aos cidadãos.
 
“Recebemos a determinação do governador de garantir o suporte necessário para transformarmos Mato Grosso em um ‘Estado Digital’, por isso nossos esforços estão focados no desenvolvimento de ferramentas modernas e eficientes”.
 
O Cepromat passou por uma ampla reestruturação na atual administração estadual, que incluiu o foco de atuação em três principais áreas: infraestrutura, sistemas e segurança da informação.
 
No que se refere à infraestrutura, a empresa atua na criação de um ambiente racional em todo o Estado, que garanta a integração das informações e a interoperabilidade das tecnologias adotadas pelos governos federal, estadual e municipal.
 
Trabalha ainda na ampliação do projeto Infovia MT, que consiste em uma infraestrutura de comunicação de alta performance e confiabilidade, com o objetivo de integrar tecnologicamente todos os órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado.
 
Segundo o diretor de Tecnologia da Informação do Cepromat, Divino Silva Miranda, também está sendo avaliado pelo Governo o projeto de instalação do novo Data Center, que consiste na criação de um ambiente com infraestrutura adequada para armazenamento e processamento das informações do Estado.
 
No cenário de sistemas foram estabelecidos alguns projetos prioritários, como a criação de um Grande Sistema de Gestão, que irá integrar informações referentes à gestão de pessoas e gestão patrimonial aos processos de orçamento e planejamento financeiro e contábil, hoje disponíveis no Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan).
 
Vinculada à Secretaria de Planejamento, a empresa assumiu também o papel de gestor de tecnologia do Observatório de Gestão, projeto estratégico do Governo que tem o objetivo de integrar e monitorar os principais indicadores de gestão das secretarias.
 
No rol de projetos prioritários desenvolvidos pelo Cepromat consta ainda o sistema do Detran Virtual, que permitirá que a maioria dos procedimentos sejam realizados on-line pelos próprios usuários, entre outros.
 
Transformações
 
A evolução organizacional alcançada pela empresa ao longo de quatro décadas resultou no desenvolvimento de trabalhos cujas qualidades foram reconhecidas nacionalmente, como o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan), considerado o mais eficaz sistema de controle contábil do país e adotado por diversos estados. 
 
Servidor do Cepromat há 15 anos, o gerente de infraestrutura de Tecnologia de Informação Cirano Campos destaca a criação do Sistema de Protocolo como outra inovação importante elaborada no período.
 
“O sistema controla os processos dos órgãos de forma automatizada e fornece informações rápidas e precisas sobre o andamento deles. Prevê ainda uma numeração única para o Estado, o que facilita o acompanhamento do processo pelo interessado, mesmo quando ele é encaminhado a diferentes órgãos. A consulta de protocolo pode ser feita pela internet, garantindo comodidade aos cidadãos”, explicou.
 
A transição do Cepromat para um Sistema Autônomo de Internet (Autonomous System) também representou uma conquista importante do ponto de vista tecnológico. 
 
“Hoje participamos de fóruns internacionais de internet, onde políticas de estabelecimento de endereços de IP e diversos outros assuntos”, destacou Cirano.
 
O Cepromat está estruturado para acompanhar as tendências de mercado e para desenvolver e gerir sistemas próprios ou adquiridos, com segurança, excelência e confiabilidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet