Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Rondonópolis continua sem nenhuma confirmação de casos da zika

O município de Rondonópolis prossegue sem nenhuma confirmação de casos da febre zika que surgiu no Brasil, no mês de abril desde ano. A febre é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito aedes aegypti, o mesmo da dengue e da chikungunya. O gerente do Departamento de Saúde Coletiva do Município, Edgar Prates, conta que até agora foram registrados apenas casos de suspeita da febre zika na cidade.


 Edgar Prates explica que a confirmação de casos depende de exame de sangue realizado pelo Instituto Evandro Chagas que é o laboratório de referência nacional e está localizado no Estado do Pará. Por se tratar de um exame de custo alto, acrescenta o gerente, é necessário reunir no mínimo 20 amostras de sangue de pacienteS com suspeita para enviar ao instituto. “Este laboratório é o único que pode diagnosticar a zika”’, afirma.

Todos os casos suspeitos, explica o gestor, ficam em isolamento viral e a coleta de sangue dos pacientes para enviar ao laboratório de referência é feita no quarto dia de sintomas. Edgar Prates informa que a amostra de sangue é congelada em nitrogênio líquido pelo Laboratório Central – Lacen e depois enviada ao MT Laboratório, em Cuiabá. Este tem a missão de encaminhar as amostras para instituto paraense.

 Edgar Prates esclarece também que ainda não existe nenhum protocolo de manejo da doença nas cidades brasileiras. “Só temos a recomendação do Ministério da Saúde para enviar no mínimo 20 amostras ao laboratório de referência. Atendemos as recomendações desde o surgimento da doença no país. E até agora estamos sem nenhuma confirmação da zika. Estamos aguardando”, informa.

 A iniciativa dos médicos fazerem a solicitação de exame para verificar os casos suspeitos, na avaliação do gerente Edgar Prates, pode tornar o processo de envio de amostras para diagnóstico da febre zika mais ágil e eficiente. “O pedido de exame do médico vai contribuir com o nosso trabalho e facilitar o sistema”, observa.

Vírus zika

O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a França no ano de 2013. O Brasil notificou os primeiros casos de vírus Zika em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia.

 

A doença não causa tanta preocupação quanto à dengue, por apresentar sintomas brandos que duram pouco tempo. Os principais incômodos são febre baixa, coceira e comichão na pele, além de manchas avermelhadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet