Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Melhorias nas condições de trabalho serão discutidas no 3º Encontro de Gestão da Ética

Mais de 500 pessoas entre servidores públicos e sociedade civil são esperadas para o 3º Encontro de Gestão da Ética Pública, Saúde e Segurança no Trabalho, que será realizado entre os dias 23 e 25 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. As inscrições já foram encerradas. 


O encontro vai reunir profissionais em torno do tema, com o objetivo de se criar diretrizes técnica e educativa sobre a questão da ética pública e qualidade de vida no trabalho. Ao final do evento serão levantadas as demandas e sugestões apontadas como medidas a serem adotadas ao governador e autoridades competentes. 

De acordo com a Coordenadora de Gestão de Pessoas da Sesp, Keila Nunes Costa, a temática do evento é uma preocupação crescente dos órgãos públicos e pretende ampliar as discussões sobre o assunto.  


“O objetivo é trabalhar as temáticas de forma preventiva para contribuir para a melhoria nas condições de trabalho e diminuição dos riscos de acidentes. Também pretendemos socializar atitudes éticas e comportamentais que interferem nas condições do ambiente de trabalho, e de que forma eles podem ser levados para o seu dia a dia'', adiantou. 


O Encontro da Ética Pública e Qualidade de Vida no Trabalho envolve todos os servidores públicos das secretarias do Estado. É um projeto que executa atividades ligadas aos setores de Saúde, Segurança, Qualidade de Vida no Trabalho e as Comissões de Ética. 


O primeiro encontro foi realizado em 2012 pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e, o segundo, em 2014, pela então Secretaria de Estado de Administração (SAD), atual Secretaria de Gestão (Seges). Este ano a realização será da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). 


Mais informações na Gerência de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), pelo telefone (65) 3613-8131. 

PROGRAMAÇÃO 

23/06 (terça-feira) 
08:00 – Credenciamento 
09:00 – Apresentação Cultural 
09:30 – Solenidade de Abertura – Dr. Mauro Zaque de Jesus - Secretário de Estado de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso 
10:00 – Palestra de Abertura 

12:00 – Almoço 
14:00 – Energização 

14:15 - Palestra: “Quero? Devo? Posso? Uma reflexão sobre a Ética Pública como um exercício cotidiano de escolha pelo zelo coletivo na convivência” 
Sônia Rios – Consultora Empresarial em Gestão de Pessoas com foco em processos e estratégias, possui vivência de 15 anos em cargos executivos. Economista e Psicóloga, com Especialização em Planejamento Estratégico e MBA em Aspectos Psicobiológicos da Saúde do Trabalhador. 

15:30 – Intervalo 
15:45 – Mesa-redonda: A Política de Saúde e Segurança no ambiente de trabalho e as possibilidades de inclusão na negociação coletiva da Administração Estadual. 

Valdiney de Arruda – Secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Auditor Fiscal do Trabalho, Administrador, Especialista em Políticas Públicas e Meio Ambiente. 

Rosylane Nascimento das Mercês Rocha – Médica, Presidente da Associação Brasiliense de Medicina do Trabalho, Coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho do Distrito Federal . 

Dra. Simone Cordeiro Guedes – Assistente Social, Analista de Desenvolvimento Econômico e Social, Presidente do Conselho de Ética da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Mestre em Políticas Sociais (UNB), Doutora em História (UNB). 

18:00 – Encerramento 

24/06 (quarta-feira) 
08:00 – Energização 

08:15 – Palestra: Aspectos Individuais e Ambientais para a Qualidade de Vida 
Joceli Drummond - Doutoranda em Psicologia pela UAL (Portugal). Mestre Multidisciplinar, Educação, Administração de Empresa. Licenciada em Pedagogia e Psicologia Educacional.Autora dos livros: Liberdade e Criatividade , 1996; Intervenções Grupais-Psicodrama na Organização; 2005; Sociodrama nas Organizações, Coaching com Psicodrama . 

10:00 – Intervalo 

10:20 – Palestra: Ética e Responsabilidade Profissional, você é ético? 

Dr. Ulisses Schwarz Viana - Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito, Mestre em Direito Constitucional e Procurador Regional do Mato Grosso do Sul em Brasília. 

12:00 – Almoço 
14:00 – Energização 
14:15 – Mesa redonda: A Ética na conjuntura da atual Gestão Pública 
Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo- Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos. Graduado em Direito e Letras, Especialista em Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Agroambiental. Defensor Público do Estado de Mato Grosso. 

Adriana Vandoni- Secretária Extraordinária do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção. Graduada em Ciências Econômicas, Pós-Graduada em Administração Pública. 

Ciro Rodolpho Gonçalves- Secretário-Controlador Geral do Estado. Graduado em Direito, Pós-Graduado em Auditoria Governamental e Contabilidade Pública. Auditor do Estado de Mato Grosso. 
16:00 – Intervalo 
16:20 – Retomada da Discussão: A Ética na conjuntura da atual Gestão Pública. 
18:00 - Encerramento  

25/06 (quinta-feira) 
08:00 – Energização
08:15 – Painel: Melhores Práticas de Valorização Profissional da Segurança Pública Brasileira.
- Práticas de Valorização Profissional desenvolvidas pela SENASP
- A experiência da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro/PMERJ
- A experiência da Polícia Militar do Minas Gerais/PMMG
- A experiência da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso/SESP/MT
10:00 – Intervalo
10:20 – O papel das Comissões Éticas – SEGES 
12:00 – Almoço 

14:00 – Energização 

14:15 – Palestra: Relacionamentos Interpessoais no Século XXI e o Stress Emocional
Dr. Marilda Lipp – Psicóloga, Doutora e PhD Em Psicologia Experimental e Clínica. É Diretora Fundadora do Centro Psicológico de Controle do Stress e autora/co-autora de 24 livros sobre stress e mais de 100 artigos científicos.
16:20 – Intervalo 
17:20 – Entrega dos Relatórios das atividades e sugestões apontadas como medidas a serem adotadas, ao Governador e autoridades competentes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet