Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

várzea grande

Quinze são presos por invasão de área de preservação ambiental

Quinze são presos por invasão de área de preservação ambiental
Quinze pessoas acusadas de invasão de uma área de preservação permanente em Várzea Grande foram presas na manhã de hoje, 19, pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), na região conhecida como ‘Carrapicho’. O local em questão trata-se de uma ‘Área de Preservação Ambiental’ (APP).


Leia Mais:
Rapaz de 21 anos é preso por estupro e morte de empresária; DNA comprova

O delegado da Dema, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, informou que a área era ocupada irregularmente por cerca de 30 pessoas, todas já identificadas, mas no momento da retirada somente 15 foram encontradas no local. "Todas, incluindo as que não foram conduzidas à Dema,  irão responder por crimes de invasão de área pública, incêndio florestal e por destruição ou danos a área considerada de preservação permanente, previstos na lei de  Crimes Ambientais 9.605/98", disse o delegado.  

A ação contou com apoio de equipes da Gerência de Operações Especiais (GOE) e foi realizada após perícia na área que confirmou se tratar de uma APP. Conforme o delegado Vitor Hugo, outras pessoas que teriam
incentivado a ocupação irregular serão investigadas.  

Segundo laudo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a área apresenta vegetação natural caracterizada e denominada por Savana Estacional Arborizada de Galeria (Cerrado). Os peritos também constataram que havia um córrego com largura de 10 metros, com diversas vegetações nativas.   

No local foram encontradas várias barracas feitas de madeiras, que segundo apontou a perícia, provavelmente foram utilizadas madeiras retiradas da vegetação próxima ao córrego. Também foram localizadas lonas, remoção de vegetação nativa, indícios de focos de incêndios e flagrado um incêndio intencional na faixa de preservação permanente.  

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet